Às três horas da tarde, os devotos viveram o ponto alto da Sexta-feira Santa, com a Celebração da Paixão do Senhor no Santuário Nacional, em que fazem memória da Paixão e Morte de Jesus e são convidados a prestar homenagens a Cristo Crucificado.
O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e os demais padres e ministros da leitura e da eucaristia adentraram a Casa da Mãe em procissão silenciosa até o Altar Central, para se prostrarem em profunda oração.

No Santuário de Aparecida, o silêncio predominava. E nesta celebração, que não é uma missa, é pedido aos fiéis que mantenham o recolhimento e meditação sobre o Cristo morto na Cruz, enquanto aguardamos, reflexivos, a ressurreição do Senhor na noite da Páscoa.
O anúncio da Paixão de Cristo aconteceu segundo o Evangelho de João (Jo 18, 1 – 19,42).
:: Acompanhe a liturgia das celebrações da Semana Santa pelo Aplicativo Aparecida
Na homilia, o arcebispo de Aparecida inspirou-se diante do Jubileu 2025 para reforçar que Jesus foi, durante toda a sua vida, um peregrino da esperança, e assim devemos ser também.
“Este Ano Santo está nos convidando a esse caminho de Jesus, que levou a esperança como peregrino aos doentes, aos pecadores, aos pobres, aos paralíticos, aos cegos, aos surdos e aos seus inimigos também. Ele não deixou de peregrinar, não desanimou no caminho, a esperança venceu.”

Para isso, Cristo nos deu sinais para sermos peregrinos da esperança: as escrituras, sua mãe, Maria, e o Espírito Santo.
“Sem a Bíblia, é muito difícil seguir nesse caminho como peregrino da esperança. Por isso, ele nos deu também sua mãe. Que sabedoria de Jesus nos dar aquela que é a mãe da esperança e que ficou de pé, aos pés da cruz, na esperança de que o filho ressuscitasse. E por fim, nos deu o Espírito Santo, com ele vamos ter muita força para sermos peregrinos de esperança”.
Ao final, Dom Orlando deixou um chamado direto aos fiéis: levar esperança onde há dor. Lembrou ainda das consequências do descuido com a ecologia integral, bem lembradas pela Campanha da Fraternidade deste ano, diante da necessidade de transformar o deserto em jardim. “Jesus morreu num jardim. Que a gente transforme o sofrimento em vida, e seja peregrino da esperança para o mundo inteiro.”

Durante a chamada Oração Universal, preces foram elevadas por toda a Igreja, em especial ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela sua completa recuperação da convalescência de uma pneumonia bilateral tratada desde fevereiro.
A celebração culminou com a adoração da Cruz e a comunhão dos fiéis, reforçando o vínculo espiritual entre os presentes e o mistério da redenção operada por Cristo.

Antes da benção, o arcebispo de Aparecida deixou uma palavra de reflexão aos fiéis:
“Não crucifiquemos ninguém, sejamos Cireneus que ajuda o irmão a levar a Cruz. E olhem para Cruz, os braços abertos é para nos abraçar”.
No qual abriu os braços e pediu para todo o clero repetir, e ao fechar e levar as mãos ao coração, disse: “Receba o abraço de Jesus”.

Às 18h, haverá, no Santuário Nacional, a Procissão do Senhor Morto. A programação do Tríduo Pascal na Casa da Mãe continua no sábado (19) e também no Domingo de Páscoa (20).
:: Confira a programação da Semana Santa do Santuário
1/13













Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.