A Santa Missa desta segunda-feira (6), às 7h30, no Altar Central, foi celebrada em ação de graças pelo Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado pelo Papa Francisco para ser realizado no mês de outubro deste ano. A celebração foi presidida pelo bispo de Chapecó (SC), Dom Odelir José Magri, e contou com a presença dos cardeais, arcebispos e bispos participantes da 57ª Assembleia Geral da CNBB.
1/8
Dom Odelir lembrou o tema do Mês Missionário, ‘Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo’, destacando que o objetivo é “despertar, em medida maior, a consciência 'missio ad gentes' e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
O bispo é coordenador do Grupo de Trabalho do MME 2019 e, durante a sua homilia, falou da relevância do projeto para Mês Extraordinário, enfatizando a importância de reavivar a identidade missionária da Igreja.
Ao final da missa, os bispos referenciais para a ação missionária dos 18 regionais da CNBB receberam a réplica da cruz missionária do 5º Congresso Americano e o material de trabalho, que também será distribuído para cada uma das arquidioceses, dioceses e prelazias. “A cruz lembra a dimensão da missão, lembra toda a história de evangelização na América Latina. Ela é um sinal de unidade e comunhão da Igreja no Brasil, em sintonia com essa proposta feita para o mundo inteiro”, explicou o bispo.
Ele ressaltou ainda a ideia central do processo de preparação para o mês missionário, dizendo que o objetivo é que as reflexões acerca da missão façam parte da programação ordinária das Igrejas, “visando a conversão dos cristãos à missão, sendo uma oportunidade para fortalecer os conselhos missionários nas paróquias, dioceses e nos regionais, como também dar um novo impulso aos projetos missionários das igrejas irmãs e além-fronteiras”. Além disso, comentou sobre o Sínodo Pan-Amazônico, afirmando que é uma feliz coincidência e uma “ocasião para responder aos grandes desafios pastorais e sociais da missão na Amazônia”.
Dom Odelir finalizou pedindo a intercessão da Mãe Aparecida, para que Ela “nos ajude assumir o mês missionário extraordinário como nossa resposta concreta em renovar o convite perene de Jesus: 'Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda criatura'”.
No dia 1º de outubro de 2019, o Santuário de Aparecida celebra, às 9h, a abertura do Mês Missionário Extraordinário. A temática também fará parte das reflexões da Novena e Festa da Padroeira deste ano, que traz o tema ‘Com Maria, escolhidos e enviados em missão’.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.