Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Cuidados para peregrinar a cavalo até o Santuário Nacional

Saiba como preparar o animal para a Romaria e também os cuidados no percurso até chegar à Casa da Mãe Aparecida

Escrito por Redação A12 - Editado por Laís Silva

29 JUL 2024 - 08H16 (Atualizada em 27 OUT 2025 - 09H19)

Gustavo Cabral - A12

Aqui no A12, você já conferiu diversos conteúdos relacionados às romarias a cavalo ao Santuário de Aparecida, uma tradição com mais de três séculos que envolve , devoção e amor aos animais.

Também viu que, mesmo com os diversos meios de transporte disponíveis atualmente, muitos grupos ainda se organizam para peregrinar a cavalo e são acolhidos no Receptivo Equestre, um espaço preparado especialmente para atender às peregrinações.

E justamente por se preocupar em acolher bem os peregrinos e seus animais, o local trabalha com um período específico durante o ano, além de ter normas a serem cumpridas.

ATENÇÃO!

Romarias a cavalo só são acolhidas no Santuário Nacional durante o período de funcionamento do Receptivo Equestre, de 1º de abril a 31 de agosto.

Fora deste período, o receptivo estará fechado, para contribuir com a integridade física dos animais e cavaleiros no período mais quente do ano.

A partir da abertura do espaço, o agendamento prévio no site a12.com/receptivoequestre é obrigatório, bem como a apresentação da
Guia de Transporte Animal (GTA).

IMPORTANTE: É obrigatória a apresentação da GTA, tanto para a entrada quanto para a saída dos animais.


Você sabe como cuidar do seu animal antes, durante e após as cavalgadas? Nós te ajudamos!

É muito bonito ver cavaleiros chegando à Casa da Mãe Aparecida com seus cavalos bem cuidados. É uma tradição bonita que reflete a devoção, a cultura do povo sertanejo e o cuidado com a natureza. Mas como destacamos, é importante cuidar do animal, não somente antes e depois da romaria, mas principalmente durante o percurso.

Saiba quais cuidados temos que ter com os animais, antes, durante e depois do trajeto até Aparecida!

A veterinária Luana Rabelo, do Centro Hípico Italiano, em Lorena (SP), aponta alguns itens fundamentais no cuidado com os animais: consultas veterinárias periódicas, ferrageamento (proteção das patas) em dia, manejo nutricional adequado, duchas e gelo, hidratação e o cuidado no transporte do animal após o término do percurso, para aliviar lesões.

“Lembrando que, mesmo com todos os cuidados, o trajeto é longo e irregular, além de todo estresse gerado ao animal, o que cria um quadro favorável para casos de cólicas e outros problemas, consequentemente acarretando diversos danos para a qualidade de vida do animal, explica a veterinária.

Por esse motivo, é importante fazer pausas para o descanso do animal, escolhendo um local adequado, para que além do descanso o animal possa recuperar a hidratação e se alimentar. Outro ponto importante é escolher um percurso em que o animal consiga cavalgar com tranquilidade, sem que o barulho do trânsito possa estressar o animal.

João Pedro Oliveira - A12
João Pedro Oliveira - A12


Deus nos confiou o cuidado com toda a criação. Por este motivo, é nosso dever cuidar de nossos irmãos, da natureza e também dos animais. A profissional reforçou, ainda, que o objetivo da romaria não pode ser esquecido:

“Para que a devoção aconteça, é necessário a junção do bem-estar animal com a tradição, porque uma separada da outra não funciona, acarretando problemas tanto para a saúde do animal como para nossa fé”.

A tradição da romaria equestre é forte e bastante simbólica, mas vale reforçar que o Santuário Nacional oferece ampla estrutura para que você venha a Aparecida por outros meios.

E lembre-se: antes de organizar sua romaria, acesse A12.com/receptivoequestre, agende sua visita e siga todas as recomendações.

A verdadeira fé se manifesta no cuidado com a criação, portanto se lembre sempre de verificar os cuidados de pré, durante e pós-cavalgada.

add Confira dicas para uma experiência segura nas romarias a cavalo

.:: Como fazer o cadastro prévio para usar o Receptivo Equestre?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...