Entre as celebrações do final de semana na Casa da Mãe, diante do 59º Dia Mundial das Comunicações, o Santuário Nacional de Aparecida celebrou a missa das 8h em ação de graças pela data.
O presidente da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Valdir José de Castro, ssp, presidiu a celebração. A condução da santa missa contou com o Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., que é diretor de produção da TV Aparecida.
O tema deste ano foi “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)”.
Durante a homilia, Dom Valdir, que é bispo diocesano de Campo Limpo (SP), recordou a Solenidade de Ascensão do Senhor, que também é celebrada hoje pela Igreja no Brasil:
“Com a Ascensão, Jesus nos ensina que nossa humanidade foi elevada a Deus. Às vezes vemos a ascensão como abandono; Ele voltou para o Pai, sentou-se à direita do Pai... E não, pelo contrário, Jesus está lá, para que nós aqui possamos caminhar ainda mais na Sua presença e sentirmos a Sua presença por meio do Seu Espírito, que prometeu enviar e enviou, e está aqui agora, nos animando no caminho como Igreja”, frisou.

Em conversa com o Portal A12, Dom Valdir destacou, após a celebração, que celebrar o Dia Mundial das Comunicações no Santuário Nacional é marcante, justamente pelo significado do local, que é nacional e dedicado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e também Padroeira da Comunicação no país.
“Foi uma forma de nos unirmos, criarmos pontes com todos os comunicadores, rezando por este dia muito especial para todos aqueles que trabalham com a comunicação”, destacou.

O religioso também recordou a mensagem transmitida pelo Papa Francisco durante o Jubileu do Comunicadores, no início do ano:
“Nós temos um desafio muito grande diante de nós na comunicação, de como trabalhar a desinformação. Esse tema foi, justamente, lá em Roma, em janeiro, quando tivemos o Jubileu dos Comunicadores, uma das problemáticas que foram levantadas. Que nós, cristãos católicos, possamos primar por buscar sempre construir uma comunicação verdadeira, que parte das realidades que são, de fato, com ética, a fim de que a gente possa construir uma sociedade melhor construída numa comunicação desarmada”, lembrou Dom Valdir.
As comunicações e a Igreja
Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, lembramos que a data é um chamado para usarmos todas as formas de mídia para anunciar a Palavra de Deus.
Nos dias atuais, com a era digital em que vivemos, onde a internet e recursos como a inteligência artificial são muito utilizados, devemos fazer com que esses meios sejam direcionados para o bem e para falar de Deus.
Leia Mais: Relembre a mensagem do Papa Francisco aos comunicadores neste anoPapa convida jornalistas a espalharem esperança
Assista à celebração completa:
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.