No primeiro domingo de 2024, a Igreja celebra a Epifania do Senhor. Uma palavra diferente, de origem grega, que significa “manifestação, revelação, aparição”. Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, nos ensina que esta data simboliza o Deus Menino apresentado a todos os povos, às diferentes raças e nações.
“Ao montarmos o presépio em casa, colocamos os três magos que simbolizam a revelação de Deus para todas as culturas. Os magos deixam seu lugar para uma luz, essa luz é Jesus”.
Leia MaisEpifania do Senhor: reconheçamos Jesus como nosso Deus e SenhorConheça a bênção da Epifania para as famílias e casasO missionário redentorista nos recorda que diferentemente da tradição de 25 de dezembro da Igreja Ocidental, a Igreja Oriental celebra hoje o Natal.
“Por isso a Igreja Ocidental conservou a festa da manifestação de Deus como uma festa de primeira grandeza, nos indicando o final do ciclo do Natal. Olhemos mais uma vez para o presépio, reconhecendo no Menino Deus a revelação plena de tudo aquilo que Deus nos oferece como Sua graça”.
O reitor do Santuário de Aparecida também recordou que hoje é dia de festa em muitos municípios brasileiros, celebrando popularmente a Folia de Reis.
“É uma expressão gentil e bonita para dizer que nós procuramos Jesus para adorá-lo. Procuramos Jesus porque acreditamos no seu Reino, no Reino de justiça e de misericórdia. Que esta alegria do Natal nos acompanhe ao longo de nossas vidas e em todos os anos”.
Sobre o Evangelho, Padre Eduardo nos convida a refletir sobre a procura de Jesus pelos magos do Oriente e por Herodes. Os primeiros o procuram para adorá-lo, o segundo para destruir seu projeto de Reino.
E reflita neste 1º domingo de 2024: “Entre mim e você existe uma luz, é a Estrela de Belém, a luz de Deus que nos conduz sempre até Jesus”, pede Pe. Eduardo Catalfo.
Assista novamente a Santa Missa:
Aos devotos que sentiram falta do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes na celebração deste domingo, ele se encontra em retiro desde o início do ano. “Dom Orlando está rezando por todos nós, para que tenhamos um ano de grandes realizações”, diz o missionário redentorista e reitor do Santuário Nacional.
Congregações Marianas celebram 50 anos de romaria no Santuário de Aparecida
Há 460 anos, as Congregações Marianas se reúnem há 50 anos no Santuário Nacional em agradecimento.
Santuário Nacional acolhe a 28ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.