Notícias

Epifania: "Procuramos Jesus, porque acreditamos em seu Reino"

Pe. Eduardo Catalfo celebra missa da Epifania do Senhor no Santuário Nacional

Escrito por Beatriz Nery

07 JAN 2024 - 09H32 (Atualizada em 08 JAN 2024 - 14H39)

Aparecida ao Vivo

No primeiro domingo de 2024, a Igreja celebra a Epifania do Senhor. Uma palavra diferente, de origem grega, que significa “manifestação, revelação, aparição”. Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, nos ensina que esta data simboliza o Deus Menino apresentado a todos os povos, às diferentes raças e nações.

“Ao montarmos o presépio em casa, colocamos os três magos que simbolizam a revelação de Deus para todas as culturas. Os magos deixam seu lugar para uma luz, essa luz é Jesus”.

Leia MaisEpifania do Senhor: reconheçamos Jesus como nosso Deus e SenhorConheça a bênção da Epifania para as famílias e casasO missionário redentorista nos recorda que diferentemente da tradição de 25 de dezembro da Igreja Ocidental, a Igreja Oriental celebra hoje o Natal.

“Por isso a Igreja Ocidental conservou a festa da manifestação de Deus como uma festa de primeira grandeza, nos indicando o final do ciclo do Natal. Olhemos mais uma vez para o presépio, reconhecendo no Menino Deus a revelação plena de tudo aquilo que Deus nos oferece como Sua graça”.

O reitor do Santuário de Aparecida também recordou que hoje é dia de festa em muitos municípios brasileiros, celebrando popularmente a Folia de Reis.

“É uma expressão gentil e bonita para dizer que nós procuramos Jesus para adorá-lo. Procuramos Jesus porque acreditamos no seu Reino, no Reino de justiça e de misericórdia. Que esta alegria do Natal nos acompanhe ao longo de nossas vidas e em todos os anos”.

Sobre o Evangelho, Padre Eduardo nos convida a refletir sobre a procura de Jesus pelos magos do Oriente e por Herodes. Os primeiros o procuram para adorá-lo, o segundo para destruir seu projeto de Reino.

E reflita neste 1º domingo de 2024: “Entre mim e você existe uma luz, é a Estrela de Belém, a luz de Deus que nos conduz sempre até Jesus”, pede Pe. Eduardo Catalfo.

Assista novamente a Santa Missa:

Aos devotos que sentiram falta do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes na celebração deste domingo, ele se encontra em retiro desde o início do ano. “Dom Orlando está rezando por todos nós, para que tenhamos um ano de grandes realizações”, diz o missionário redentorista e reitor do Santuário Nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...