Por Luciana Gianesini Em Notícias Atualizada em 29 MAI 2020 - 10H41

Faça de sua casa um Cenáculo!

Viva a espiritualidade de Pentecostes na companhia de Nossa Senhora

A Bíblia conta que, após a Ascensão de Jesus, os apóstolos voltaram para Jerusalém. E"todos perseveravam unânimes na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos". (Atos 1,14). Um tempo depois, no Pentecostes, os apóstolos estavam reunidos ao redor de Nossa Senhora, ainda muito assustados com tudo o que tinha acontecido com Jesus. Mas, de repente, isso mudou...

Thiago Leon
Thiago Leon


"Ao chegar o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar. 
De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de uma forte ventania e encheu toda a casa onde estavam. 
E apareceram-lhes línguas como de fogo, que se repartiam, pousando sobre cada um deles. 
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, 
conforme o Espírito concedia a eles se expressarem." 
(Atos dos Apóstolos 2, 1-4)

Os apóstolos temiam ser perseguidos pelos judeus, por serem eles seguidores de Cristo. Nesse momento, a presença de Maria se torna um elemento fundamental. Com a declaração de Jesus a João - "Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua mãe" (João 19, 26-27) - Maria certamente entendeu que deveria continuar ao lado daqueles que levariam adiante o que Ele havia ensinado.

Maria assumiu, assim, a função de Mãe de toda a Igreja que ali nascia. Enquanto a fé dos apóstolos parecia se abalar, a d'Ela, no entanto, permaneceu de pé. Estando eles necessitados de algum tipo de sinal, dentro de Maria, o Sinal já habitava desde a Anunciação. Trata-se, certamente, do Espírito Santo, que através de seus dons, ajudou e ajuda ao homem entender o que se passa à sua volta. Mas, mais do que entender, ajuda também a assumir o compromisso inserido na missão de cada um, tal como Maria assumiu ao dizer o seu "sim".

Leia MaisNovena de PentecostesVivendo com Espírito Santo: baixe agora o livro digital sobre Pentecostes!

Reprodução
Reprodução


Maria nos confirma a ação do Espírito Santo

Em todos os momentos em que nós, seguidores de Jesus, nos encontramos com medo, perdidos, Maria está conosco, como esteve em Pentecostes. E antes e depois disso também. Hoje, num tempo em que muitos de nós podemos estar nos sentindo como os apóstolos, inseguros e sem saber para onde o futuro nos encaminhará, Nossa Senhora está também conosco. E Ela, tal como ninguém mais, pode nos ajudar no crescimento de nossa fé na ação do Espírito Santo, afinal, esta foi a herança mais valiosa que Cristo nos deixou.

Quando entrarmos no Tempo Comum, em unidade com toda a Igreja, iremos percorrer o caminho da aplicação de tudo aquilo que aprendemos com a Páscoa de Cristo. É tempo de exercitar a reconciliação, a fé e a esperança para seguir adiante. Para isso, peçamos ao Espírito Santo que, através de Maria, nos encha também com seus dons, pois só assim teremos tudo o que é necessário para prosseguir.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Nossa Senhora nos espera

Sabemos que Nossa Senhora está à nossa espera, seja nas igrejas, aqui no Santuário Nacional, na oração do Terço ou até mesmo no Céu, para onde os anjos a levaram de corpo e alma. E, sendo Ela tão próxima de Deus Trino, sabemos que nossas orações certamente chegarão a Ele.

Assim, queremos reforçar o convite para que você, devoto da Mãe Aparecida, faça também de sua casa um cenáculo. Ao fim deste Tempo Pascal tão distinto dos anteriores, queremos lembrar a cada um que a Mãe continua à sua espera. 

Na companhia da Senhora Aparecida e cheios do Espírito Santo, em breve poderemos abrir novamente as portas e deixar que a Graça Divina nos invada e voltarmos a ser de novo um só povo, a uma só voz:

music_note "Dai-nos a bênção, ó Mãe querida!"  music_note


ondemand_video Permaneça conectado com a Mãe Aparecida! Todos os dias, ao vivo pela TV Aparecida, YouTube do Santuário Nacional e no A12, pelo Santuário ao Vivo.

Saiba como assistir às celebrações de Pentecostes aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...