O mês de outubro marca a principal celebração do Santuário Nacional, quando, do dia 03 ao dia 12, acontecem as festividades da Novena e Festa da Padroeira. Devotos de todo o Brasil e do exterior peregrinam até o Santuário para agradecer, orar e demonstrar sua fé em Nossa Senhora Aparecida.
A Basílica, suas capelas, Sala das Promessas, Capela das Velas e o Nicho onde está a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, são tradicionais locais de visitação que já se tornaram populares e praticamente obrigatórios a quem visita o Santuário. Mas o complexo oferece uma enorme estrutura de apoio e outros pontos de visitação muito interessantes.
Pensando no devoto que está se preparando para vir ao Santuário Nacional em outubro, preparamos um roteiro com dicas e informações práticas sobre quais pontos conhecer, onde comer, estrutura de apoio e como chegar até o Santuário Nacional em Aparecida.
.:: LEIA MAIS: clique aqui e acesse a página oficial da Novena e Festa da Padroeira 2025
Para quem chega de avião, os aeroportos mais próximos de Aparecida são os de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e o de Campinas (Viracopos). Ao desembarcar em qualquer uma das duas cidades, é necessário pegar um ônibus ou alugar um carro para ir até Aparecida, distante cerca de 170 quilômetros da capital paulista.
Dirigindo de São Paulo, basta pegar o sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e depois seguir pela Dutra até Aparecida. Para quem vem do Rio de Janeiro, o caminho é todo pela Dutra. Vindo do Nordeste, a melhor opção é seguir pela Rio-Bahia (BR-116/BR-393) até Barra Mansa, entrando a seguir na Dutra.
Uma das atrações mais famosas do complexo do Santuário Nacional. São 47 cabines com capacidade para 6 pessoas cada. O passeio percorre uma extensão aproximada de 1.170 m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra. Esta é uma parceria entre o Santuário Nacional e a BonTur. Os embarques e desembarques são realizados tanto na Estação Santuário, localizada no Santuário Nacional, quanto na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro. Clique aqui e confira mais detalhes e preços dos ingressos.
Localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil, esta atração alia oração, arte e natureza, numa experiência de museu a céu aberto. O Caminho do Rosário liga a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. Clique aqui e confira mais detalhes.
Caminho do Rosário
Inaugurado em dezembro de 2006, fica nos pátios do Santuário Nacional. Apresenta 70 esculturas permanentes que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante. A idealização e concepção do projeto são do Padre Ronoaldo Pelaquin, C.Ss.R., e as peças são de Alexandre Moraes. Visitação gratuita.
Morro do Presépio
Idealizada para receber religiosos e peregrinos, oferece lojas, salão de cabeleireiro, café, doceria e outras opções de alimentação. O local conta ainda com a Capela Nossa Senhora da Esperança, os Hotéis Rainha do Brasil e Rainha dos Apóstolos, o Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, o Pedalinho Devotos Mirins, o Caminho do Rosário e o Trem do Devoto, além de uma ampla área verde com lagos e parques, distribuídos em 177 mil m². Visitação gratuita.
Cidade do Romeiro
Itaguaçu quer dizer “Pedra Grande” em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, por isso, recebe grande número de visitantes. Lá está situada a Capela da Pesca Milagrosa e o monumento 'Os Três Pescadores', obra do artista Chico Santeiro. Visitação gratuita.
Porto Itaguaçu
Localizado dentro do complexo da Cidade do Romeiro, a atração oferece passeios de balsa pelo Rio Paraíba do Sul, na região onde pescadores encontraram a imagem original de Nossa Senhora Aparecida em 1717. Para mais informações e ingressos, clique aqui.
Passeio de balsa no Parque Três Pescadores
Separado da cidade de Aparecida pela Rodovia Presidente Dutra, é o ponto turístico onde acontece a tradicional Via-Sacra toda sexta-feira da Quaresma. A primeira cruz foi fixada em 1925 e, durante a Semana Santa de 1948, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra. Conta com painéis do artista Adélio Sarro, representando as 14 estações da Via Sacra. O Cruzeiro, obra do artista Claudio Pastro, é moldado em aço, pesando 25 toneladas. O local conta com lojas, lanchonete e sanitários. Visitação gratuita.
Morro do Cruzeiro
O Trem do Devoto parte da Estação Cidade, na Cidade do Romeiro, seguindo pelo Caminho do Rosário até chegar à Estação Porto, localizada no Porto Itaguaçu. O visitante também pode fazer o trajeto de 1.400 metros, iniciando o passeio pela Estação Porto. Cada trecho leva, em média, 15 minutos. Clique aqui para mais informações e tarifário do passeio.
Trem do Devoto
O devoto pode conhecer o Santuário Nacional com uma visita acompanhada por um dos nossos monitores. Por meio do Centro de Informações Turísticas (CIT), você e seu grupo terão o suporte de um guia, que ajudará na escolha do melhor roteiro. São profissionais capacitados que enriquecerão muito o seu passeio, explicando detalhes históricos, religiosos e arquitetônicos de locais como Basílica Histórica, Porto Itaguaçu e Capela da Pesca Milagrosa, Mirante e Museu, Caminho do Rosário, Fachadas da Basílica, Cúpula Central e o interior do Santuário. Grupos de até 40 pessoas podem fazer a visita de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30 e 16h30 (exceto feriados e emendas). Saiba mais sobre as visitas monitoradas clicando aqui.
Visita monitorada ao Santuário
Quem visita o Santuário Nacional de Aparecida durante todo o ano, conta com uma rede de suporte completa para tornar sua experiência de fé agradável e segura na Casa da Padroeira.
Onde comer: O visitante tem dentro do complexo do Santuário o CAR – Centro de Apoio ao Romeiro, onde está localizada uma ampla praça de alimentação. São diversas opções de restaurantes, lanchonetes e cafés, oferecendo variedade e conforto para as suas refeições. Clique aqui e confira toda a estrutura do CAR
Onde descansar: No entorno da Basílica, há diversos espaços ao ar livre para descanso. O visitante pode usufruir livremente de bancos e mesas disponíveis nos jardins e no bosque. Há áreas de descanso também no Morro do Presépio, por exemplo. O Santuário Nacional também oferece bebedouros com água potável, então traga sua garrafinha e mantenha-se hidratado.
Onde tomar banho: O Santuário oferece a Sala dos Motoristas, um espaço que disponibiliza vestiários, chuveiros com água quente e camas para descanso. O espaço é destinado a motoristas que trazem os devotos, mas também atende guias de romarias, e peregrinos que chegam a pé ou de bicicleta. A Sala dos Motoristas está localizada no anexo da Nave Leste, próximo à Passarela da Fé. É cobrada taxa para o banho. Saiba mais clicando aqui.
Posto Médico: Localizado estrategicamente próximo à Passarela da Basílica, o Ambulatório do Santuário Nacional atende gratuitamente todos os visitantes, dispondo de uma equipe composta por enfermeiras, médicos e atendentes. Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 7h às 17h / Sábado e domingo: 5h às 17h
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.