Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 28 FEV 2022 - 09H02

Horário das celebrações da Quarta-Feira de Cinzas no Santuário

Na próxima quarta-feira, dia 02 de março, acontece a Celebração da Quarta-Feira de Cinzas em toda a Igreja.

A solenidade marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, data mais importante do calendário litúrgico da Igreja.

Thiago Leon
Thiago Leon


No
Santuário Nacional, a celebração com a imposição das Cinzas acontece em todas as missas do dia, sendo no Santuário às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h, 18h e na Basílica Histórica também às 18h

Todas as celebrações podem ser acompanhadas em toda a Rede Aparecida de Comunicação, pelo Aparecida Ao Vivo, e também no aplicativo Aparecida.

Significado das Cinzas

As cinzas lembram o cristão da sua origem e seu fim. No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te de que és pó, e ao pó te hás de voltar’.

A primeira expressão, retirada do Evangelho de Marcos 1, 15, refere-se ao início da pregação de Jesus e lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão inspira-se em Gênesis 3, 19 e lembra a situação de fragilidade humana.  

Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, uma das expressões será dita pelo celebrante uma única vez, no Altar. Em seguida, com as mãos higienizadas e portando máscara, o celebrante fará a imposição das cinzas, deixando-as cair sobre a cabeça de cada fiel.

Campanha da Fraternidade

Neste mesmo dia, a Igreja do Brasil abre também a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema 'Fraternidade e Educaçãoe o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor"  (Cf. Pr 31, 26).  A Campanha deste ano tem o propósito de promover a reflexão sobre a importância de se aprender com o Mestre e sobre a necessidade de ouvir com o coração.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...