Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 21 FEV 2020 - 15H20

Horário das celebrações da Quarta-Feira de Cinzas no Santuário

Na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, acontece a Celebração da Quarta-Feira de Cinzas em toda a Igreja. A solenidade marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, data mais importante do calendário litúrgico da Igreja.

No Santuário Nacional, a celebração com a imposição das Cinzas acontece em todas as missas do dia: às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h e 18h.  As celebrações das 6h45, na Capela São José, e das 9h, no Altar Central, poderão ser acompanhada pela TV Aparecida e Santuário ao Vivo.

Thiago Leon
Thiago Leon


As cinzas lembram o cristão da sua origem e seu fim. No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te de que és pó, e ao pó te hás de voltar’. A primeira expressão, retirada do Evangelho de Marcos 1, 15, refere-se ao início da pregação de Jesus e lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão inspira-se em Gênesis 3, 19 e lembra a situação de fragilidade humana.  

Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

Algumas penitências para quem vive e sobrevive na cultura moderna

É importante frisar que, neste dia, os horários de Confissões no Santuário Nacional serão alterados, acontecendo das 14h às 16h. No período da manhã não haverá atendimento.

Campanha da Fraternidade

No dia 1º de março, na missa da 8h, acontece a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema 'Fraternidade e vida: dom e compromissoe o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele"  (Lc 10, 33-34).  A temática deste ano, tem o objetivo de motivar os cristãos a refletirem sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.