Por Marília Ribeiro Em Notícias

Horário das celebrações da Quarta-Feira de Cinzas no Santuário

Na próxima quarta-feira, dia 6 de março, acontece a Celebração da Quarta-Feira de Cinzas em toda a Igreja. A solenidade marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, data mais importante do calendário litúrgico da Igreja.

No Santuário Nacional, a celebração com a imposição das Cinzas acontece em todas as missas do dia: às 6h45, 9h, 10h45, 12h, 16h e 18h.  As celebrações das 6h45, na Capela São José, e das 9h, no Altar Central, poderão ser acompanhada pela TV Aparecida e Santuário ao Vivo.

Thiago Leon
Thiago Leon


As cinzas lembram o cristão da sua origem e seu fim. No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te de que és pó, e ao pó te hás de voltar’. A primeira expressão, retirada do Evangelho de Marcos 1, 15, refere-se ao início da pregação de Jesus e lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão inspira-se em Gênesis 3, 19 e lembra a situação de fragilidade humana.  

Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

::Saiba como escolher sua penitência na Quaresma

Neste dia também acontece a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). De acordo com o texto-base, esta CF tem como objetivo “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

É importante frisar que, neste dia, os horários de Confissões no Santuário Nacional serão alterados, acontecendo das 14h às 16h. No período da manhã não haverá atendimento.


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.