O Santuário Nacional de Aparecida acolheu, na Santa Missa das 9h, desta quarta-feira (18), os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
A peregrinação dos militares à Casa da Mãe é tradicional e anualmente tem como motivação o envio da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para a Páscoa da AMAN.
O animador da celebração eucarística foi o Padre Célio Lopes, C.Ss.R., e presidiu Dom Marcony Vinícius Ferreira, GOMM, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. O Missionário Redentorista, Padre Roberto Aparecido de Lima, C.Ss.R., também esteve presente e acompanhará a imagem peregrina na AMAN.
Antes da celebração, Dom Marcony Ferreira, que está em seu quarto ano celebrando este momento no Santuário, conversou com o Portal A12 e contou mais detalhes desta peregrinação e destacou a devoção dos cadetes a Nossa Senhora Aparecida.
“Sempre é muito bom voltar à Casa da Mãe. Essa peregrinação já é bem tradicional e a Escola das Agulhas Negras forma os nossos oficiais para o exército. E eles têm um carinho muito grande por Nossa Senhora Aparecida, porque Ela é proclamada a Generalíssima. É a única que recebe honras de general. Onde chega a imagem, ali ela é dessa forma tratada, porque Ela é a Padroeira do exército brasileiro. Então, já seguindo essa tradição dos meus antecessores, a gente vem para essa Santa Missa, onde leva a imagem peregrina para Resende (RJ), lá na sede da AMAN, e lá nós acolhemos também toda a comunidade de Resende, eles participam juntos e celebramos assim Corpus Christi. Celebramos Nosso Senhor, a razão da nossa vida, e com Ele, nossa querida Mãe que nos acompanha”, explicou.
Presentes na celebração saúdam imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o início da celebração
Dom Marcony Ferreira ainda destacou ao A12 que, ao chegar na cidade de Resende, a imagem peregrina é acolhida por toda a comunidade e igualmente pelos oficiais, pelos alunos e pelos cadetes, que fazem uma procissão até a Capela Militar.
Na ocasião, a imagem é entronizada em um altar ao ar livre, para o público, por conta da quantidade de alunos, que não é comportada no interior da capela, além, da presença da comunidade.
“Mas para mim é sempre uma alegria saber que no coração dos nossos cadetes, que são os nossos futuros oficiais do Exército, nossos futuros generais têm um espaço para Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, de Brasília e Padroeira também do nosso Exército Brasileiro... é muito bom saber que temos homens que serão grandes e que têm também a fé e o amor a Nossa Senhora”, frisou.
Cadetes da AMAN acompanham celebração presidida por Dom Marcony
Para a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, 40 cadetes são selecionados como uma representação significativa para o Exército Brasileiro, para a nação e para a fé. Outros cadetes permanecem na AMAN para a preparação da chegada da imagem.
Durante a homilia da Missa no Santuário Nacional, Dom Marcony Ferreira refletiu sobre a generosidade e caridade com o próximo, e lembrou da leitura:
“Cada um colherá segundo as suas obras, segundo seu coração e segundo suas atitudes para com o próximo. Quem semeia muito, colherá muito. Quem semeia pouco, colherá pouco”.
“Incentivo vocês, então, a semearem muito amor, muita caridade, a dar com alegria. A serem desapegados, a de fato, ter o apego somente a Cristo Jesus, Nosso Senhor, pois é Ele quem nos amou por primeiro e é Ele quem nos dá com alegria, a Salvação, a presença, a saúde, o bem, a família, o trabalho e a missão.”
Dom Marcony Ferreira, GOMM
Veja a Santa Missa completa:
:. Celebre Corpus Christi na Casa da Mãe
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.