Nesta segunda-feira (22), o Santuário Nacional acolheu a celebração do Jubileu da Esperança dos Presbíteros do Regional Sul I, na Santa Missa do meio-dia, no Altar Central.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Campinas (SP), Dom João Inácio Muller, e concelebrada por Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e os demais sacerdotes presentes.
Ao iniciar sua reflexão, o Bispo direcionou sua palavra aos Padres presentes:
“Queridos irmãos no sacerdócio é bom estarmos aqui na Casa da Mãe de Deus e nossa, celebrar nosso jubileu e renovar nosso sim como presbíteros conscientes de que nossa vocação é dom recebido e dom ofertado", afirmou.
A vocação é um dom de Deus, é uma luz que Deus acende no coração de cada cristão, e é importante termos a consciência disso. Dom João Inácio reforçou que a luz de Cristo está presente na missão de cada sacerdote.
“A luz de Cristo é constantemente confiada a nós, para que ilumine [...] Somos chamados a ser candeeiros vivos que não escondem o Evangelho, mas que elevam o Evangelho para iluminar a vida de todos os irmãos e irmãs”, disse.
A Palavra de Deus nos convida a sermos lâmpadas acesas, mas para isso é preciso ouvir atentamente. Todo cristão tem a missão de ser missionário, espalhar o Evangelho, e para os Padres não é diferente.
“Ouvir a Palavra, luz do mundo, faz do discípulo lâmpada acesa. Nós precisamos ouvir Nosso Senhor, estar próximos Dele. Nós, padres, temos o privilégio, fomos chamados para ouvir bem de perto, para isso, fomos convocados pelo Senhor Jesus e nós temos o dever de ouvir a Palavra para irradiá-la. Não podemos ser trevas, afinal conhecemos o amor mutuo entre o Pai e o Filho”, explicou o Bispo.
Dom José Inácio enfatizou que os Padres devem espalhar a Palavra de Deus diariamente e isso não é uma opção, mas sim um dever prioritário.
“Irradiar a palavra é prioridade no nosso dia a dia, tudo ou mais vem depois, quem acolheu a palavra dela vive e sabe transmitir aos outros, é missionário”.
Ele ainda lembrou que o Papa Leão XIV, em discurso ao clero de Roma, pediu para que eles fossem “credíveis e exemplares”. E reforçou que essa é uma missão que se aplica aos Padres presentes na celebração.
“Sejamos credíveis e exemplares; e olhemos Nossa Senhora, a portadora da luz que é Cristo. Ela não escondeu o dom recebido, mas o ofereceu ao mundo com generosidade. Renovemos a graça do ministério, iluminemos o povo de Deus com a Graça do Evangelho, somos Peregrinos da Esperança, a Esperança não decepciona", destacou.
add_box Santuário Nacional acolhe 45ª Romaria da Pastoral do Surdo
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.