Realizada na manhã desta Sexta-feira da Paixão (29), no Santuário Nacional de Aparecida, a Meditação da Via Sacra trouxe à tona as realidades dolorosas e desafiadoras que permeiam a sociedade contemporânea, enquanto os fiéis acompanhavam os passos de Jesus em direção ao Calvário.
Sob a condução do missionário redentorista Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, e do animador Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., os participantes foram convidados a refletir sobre a jornada de Jesus rumo à crucificação, identificando paralelos entre as dores do Filho de Deus e os sofrimentos enfrentados pela humanidade.
Leia Mais"Jesus tem sede de nós!", diz Dom Orlando no Lava-pésMissa do Crisma: O sacerdote é reflexo do amor de DeusDurante a meditação, foram destacadas diversas situações que clamam por atenção e ação:
Em cada estação da Via Sacra, os participantes foram chamados a refletir sobre essas realidades e a pedir perdão por suas próprias falhas e omissões. A ênfase na solidariedade, no respeito à dignidade humana e na busca pela paz permeou toda a cerimônia, destacando a importância de viver os ensinamentos de Cristo no mundo atual.
1/40
Confira a reflexão de cada estação:
Condenação à Morte: Ao contemplar a injusta condenação de Jesus, refletimos sobre a indiferença, ódio e divisão na humanidade. Pedimos perdão pela omissão diante da dor de nossos irmãos e irmãs condenados à morte, nas mais diversas condições.
Jesus Carrega a Cruz: Meditamos sobre o peso da cruz que Jesus carregou e como muitos são zombados e sofrem devido ao ódio e à violência. Pedimos perdão por compactuar com a violência que assola o mundo.
Jesus Cai pela Primeira Vez: Jesus cai sob o peso da cruz, como muitos caem diante dos vícios e da violência. Pedimos perdão por não ser solidários com aqueles que caem, seja por vícios, violência ou conflitos.
Encontro com Maria: Maria encontra Jesus no caminho do Calvário, simbolizando a dor das mães que perdem seus filhos para os vícios. Pedimos perdão por não acolher e ajudar aqueles que sofrem com os vícios e por não reconhecer a dor das mães.
Jesus é Ajudado por Cirineu: Jesus é auxiliado por Cirineu no caminho, representando a solidariedade. Refletimos sobre nossa falta de solidariedade e pedimos perdão por não reconhecer a imagem de Deus em nossos irmãos.
Verônica Limpa a Face de Jesus: Verônica limpa o rosto de Jesus, enquanto muitos permanecem indiferentes à dor alheia. Pedimos perdão por nossa negligência diante da dor e pelo descaso com o sofrimento dos outros.
Jesus Cai pela Segunda Vez: Jesus cai novamente, simbolizando a queda daqueles em situação de escravidão e exclusão social. Pedimos perdão pela nossa conivência com a desigualdade social.
Consolação das Mulheres de Jerusalém: Jesus consola as mulheres de Jerusalém, que sofrem violência doméstica e discriminação. Pedimos perdão por não respeitar a dignidade das mulheres e por contribuir para sua desumanização.
Jesus Cai pela Terceira Vez: Jesus cai pela terceira vez, refletindo sobre aqueles que estão caídos e humilhados na sociedade. Pedimos perdão por não estender a mão aos que estão em situação de fragilidade e por contribuir para sua exclusão.
Jesus é Despido de Suas Vestes: Jesus é despido de suas vestes, assim como muitos são despidos de sua dignidade. Pedimos perdão por não reconhecer a dignidade de todas as pessoas e por também contribuir para sua desumanização.
Jesus é Pregado na Cruz: Jesus é pregado na cruz, assim como muitos são vítimas de tortura e violência. Pedimos perdão por nossa falta de compaixão diante do sofrimento alheio e por nossa conivência com a violência.
Jesus Morre na Cruz: Jesus morre na cruz, simbolizando a morte de tantos inocentes vítimas de guerras e violências. Pedimos perdão por nossa ganância e por contribuir para a guerra que mata nossos irmãos.
Jesus é Descido da Cruz: Jesus é descido da cruz e sepultado, como muitos que são abandonados mesmo após a morte. Pedimos perdão por nossa falta de compaixão com aqueles que vivem o luto de um ente querido e por não reconhecer sua dignidade.
Jesus é Sepultado: Jesus é sepultado com simplicidade, assim como muitos são sepultados sem respeito e dignidade. Pedimos perdão por não enterrar os defuntos com dignidade e por nossa indiferença diante do sofrimento alheio.
Ao final da meditação, os fiéis rezaram pela reconciliação e pela paz, especialmente na Terra Santa, reconhecendo que é através do sacrifício de Cristo na cruz que a verdadeira paz pode ser alcançada.
A oração final, dirigida ao Cordeiro Divino e à Virgem Maria, expressou o desejo de viver em amor e devoção a Jesus, buscando segui-lo em todos os momentos da vida.
.:: Acesse a12.com/semanasantanosantuario e confira a programação
Temas da Novena de Natal refletem a esperança
Em 9 dias de preparação do Natal no Santuário Nacional, somos convidados a estar na expectativa da chegada do Ano Jubilar da Esperança.
Advento: "O coração deve ser o melhor presépio para Jesus"
No Santuário Nacional, primeiro domingo do Advento foi marcado por reflexões sobre esperança, justiça e vigilância.
Presépio do Santuário é inaugurado para celebrarmos a Luz da Esperança
Devotos de Nossa Senhora puderam contemplar o presépio da Casa da Mãe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.