Com o coração cheio de esperança e devoção, milhares de fiéis celebraram a Missa de Encerramento da Novena e Festa em honra da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Maria, Mãe da Esperança, esteve conosco em todos esses dias, guiando-nos para o conhecimento da mensagem de seu Filho Jesus e no cuidado da vida.
A Celebração Eucarística das 18h, no Altar Central, teve como intenção rezar e agradecer pela alegria de ser Família dos Devotos.
Num momento de grande expectativa, com a entrada solene da imagem da Padroeira, quatro grandes mantos azuis passaram por sobre as cabeças dos devotos, como que colocando todos sob sua proteção e também enviando a cuidar da vida. E, junto dos mantos, nas demais naves, entraram os três livros dos que apoiam a missão da Casa da Mãe, dos Devotos Missionários, Jovens de Maria e Devotos Mirins.
Manto trouxe momento de emoção durante missa
Presidiu a celebração, o Superior Provincial, padre Marlos Aurélio, C.Ss.R. Concelebrou o padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário e, ainda, outros missionários redentoristas e padres vindos da Arquidiocese de Aparecida e outras dioceses do Brasil.
Em sua homilia, padre Marlos recordou que cada pregador ao longo da Novena ajudou cada devoto a refletir e a conhecer melhor a pessoa de Jesus e a cuidar da Vida. “Na escola de Maria, nós sempre temos esta oportunidade e possibilidade de sermos cristãos melhores”, enfatizou.
Em outro ponto, destacou o exemplo de Ester, e reforçando o tema da Novena exortou aos fiéis que após essa celebração “possamos sair daqui com esta convicção no coração”, a de como podemos agradar a Deus e indicou:
“Cuidando, defendendo, cultivando a vida que d’Ele recebemos, a nossa própria vida, mas também a vida de nossos irmãos e irmãs, de modo muito especial, aqueles mais vulneráveis e mais fragilizados”, disse o superior.
Padre Marlos lembrou também que neste dias “respiramos gratidão” e rezou para que no próximo ano, retornando à Casa da Mãe “possamos ter o coração novamente cheio de gratidão, das bênçãos e das graças que de Deus recebemos”.
Após a homilia, ocorreu a entronização, sob o altar, dos três Livros dos Devotos do último ano, 2024/2025, para que todos os dias os nomes desses devotos que contribuem com a missão da Casa da Mãe Aparecida, estejam nas intenções diárias. O gesto é uma forma de manifestar agradecimento a todos que integram a Família dos Devotos.
Missionários mostram os três Livros dos Devotos
Homenagem aos membros da Família dos Devotos
No final da celebração, uma homenagem a todos que integram a Família dos Devotos trouxe grande emoção a todos os presentes.
Por meio de uma representação musical dos personagens principais das fachadas já entregues, Maria, Noé, José do Egito, Moisés, os discípulos e Jesus, recordaram a trajetória da Jornada Bíblica até este momento e prepararam o coração dos devotos para a homenagem.
Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional, do lado de fora do Santuário, junto da Fachada Oeste, informou que em um lugar especial os nomes de todos os devotos que contribuem com o revestimento das Fachadas ficará guardado e eternizado:
“Todos aqueles que estão ajudando a realizar este sonho, este trabalho tão bonito aqui na Casa de Nossa Senhora. Todos aqueles que desde o início desse projeto, vem participando e contribuindo terão os seus nomes aqui guardados e aqueles que vão agora também começar a ajudar vão ter também os seus nomes guardados. Todos somos convidados a viver este momento tão especial e a fazermos parte desta história”, destacou.
A celebração seguiu com a procissão solene de encerramento, um momento de grande manifestação de fé.
Reveja a celebração:
Confira a galeria de fotos:
Mariangela Zan canta em homenagem a N...maisMariangela Zan canta em homenagem a Nossa Senhora Aparecidamenos Detalhe da Imagem e do Trono em 2025maisDetalhe da Imagem e do Trono em 2025menos Manto azul durante entrada da imagem ...maisManto azul durante entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecidamenos Manto trouxe momento de emoção durant...maisManto trouxe momento de emoção durante missa menos Carro andor com imagem de Nossa Senho...maisCarro andor com imagem de Nossa Senhora Aparecidamenos Padre Marlos Aurélio faz convite ao c...maisPadre Marlos Aurélio faz convite ao cuidado da Vida durante homiliamenos Benção dos Livros dos DevotosmaisBenção dos Livros dos Devotosmenos Missionários mostram os três Livros d...maisMissionários mostram os três Livros dos Devotosmenos Encenação com personagens da Fachada ...maisEncenação com personagens da Fachada na homenagem da Família dos Devotosmenos Padre Camilo, padre Fábio e mosaicist...maisPadre Camilo, padre Fábio e mosaicistas na Fachada Oeste menos
1/12
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon












O que as entradas de Nossa Senhora mostram aos devotos?
Vale a pena conhecer os significados das entradas e relembrar os carros-andores da Novena e Festa da Padroeira 2025, com falas da organizadora.
Entidades sociais recebem Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Santuário Nacional efetuou a entrega do Gesto Concreto arrecadado durante a Novena da Padroeira para cerca de 22 entidades sociais cadastradas na Basílica.
O que aprendemos com a Novena da Padroeira deste ano?
A Novena da Padroeira deste ano nos convidou a aprofundar nossa fé por meio do tema central: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.