Na manhã deste sábado (27), dia de São Vicente de Paulo, no Altar Central do Santuário Nacional, foi realizada a Missa em ação de graças pela Romaria da Diocese de Piracicaba–SP e pela Peregrinação das Pastorais da Educação e Universitária do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Muitas outras romarias estiveram presentes, como a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e Romaria do Terço dos Homens da paróquia Menino Jesus do Tucuruvi-SP.
A celebração às 10h30, presidida por Dom Devair Araújo, bispo de Piracicaba (SP), e concelebrada por Dom Carlos Lema, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e referencial para a Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária do Regional.
A Romaria da Diocese de Piracicaba contou com inúmeros fiéis leigos, diáconos e sacerdotes para celebrar o Ano Jubilar na Casa da Mãe Aparecida. A celebração também foi marcada pela participação do Coral composto por membros diocesanos.
Ainda, segundo Dom Carlos Lema, cerca de 200 pessoas, representantes e agentes das pastorais da Educação e Universitária do Regional Sul 1, estiveram presentes na Peregrinação Jubilar.
Em entrevista ao Portal A12, o bispo auxiliar de São Paulo (SP) afirmou que os membros das Pastorais vieram até o Santuário Nacional pedir proteção para todos os educadores, pais, professores, todas as pessoas envolvidas no amplo mundo da educação e da universidade.
“Nós queremos contar com a benção de Nossa Senhora Aparecida. Nós queremos contar com as graças do ano jubilar para cada um de nós realizarmos com fidelidade, com amor, com dedicação o nosso trabalho pastoral.”, afirmou.
Dom Carlos comentou ainda sobre o trabalho dos membros da Pastoral, afirmando que Jesus, divino mestre, confia a missão de educar e evangelizar a todos os fieis que desempenham a vocação de educadores nos ambientes escolares e universitários.
A cruz como caminho de salvação e solidariedade cristã
A homilia conduzida por Dom Devair Araújo, ressaltou o evangelho de Lucas 9, 43-45. De acordo com o bispo, ao dizer aos discípulos que seria entregue, Jesus apresentou o caminho da Cruz.
O objetivo da vida de nosso Senhor foi cumprir a vontade de Deus até o fim, que foi assumir a Cruz para a salvação do mundo. Deste modo, se queremos ser seguidores do mestre, também nós não podemos rejeitar a Cruz que Deus nos envia.
Dom Devair explica, portanto, que aceitar a Cruz não significa buscar o sofrimento por si, mas encontrar a presença de Deus na realidade concreta de nossas vidas. Além disso, ressaltou que a Cruz assume formas diferentes para cada pessoa, como fracassos, dores pessoais e limitações.
Embora seja difícil compreender as dificuldades, passar pelo sofrimento pode nos tornar mais próximos de Deus.
“ ‘É preciso que o Filho do Homem sofra’, então o sofrimento não é uma realidade distante da nossa condição humana. Ele é tão presente que Jesus no mistério da sua encarnação entra neste sofrimento, mas não para ser um Deus distante, mas próximo de nós”.
Assumir a cruz é também compreender que o caminho cristão não se faz sozinho. De acordo com o bispo, ajudar os irmãos a carregar suas cruzes é parte essencial da fé. Nesse caminho iremos encontrar irmãos com a Cruz mais pesada do que a nossa.
“Nós podemos viver a solidariedade para ajudar o irmão a carregar a sua cruz, isto é estar ao lado do outro. ‘Estive com sede e me destes de beber, estive doente ou preso e fostes me visitar, eu estava nu e me vestistes’, isso é concretamente ajudar o outro.”
Inspirando-se em São Vicente de Paulo, Dom Devair afirmou que 'a caridade é criativa' porque cada cruz é diferente. Ajudar o outro significa caminhar junto, apoiar, animar, mesmo sem tirar seu fardo.
Santos e santas testemunharam a fé carregando suas cruzes sem vergonha ou repulsa. Neste sentido, todos os romeiros e peregrinos presentes, além dos fiéis que acompanharam pela Rede Aparecida de Comunicação, foram encorajados pelo bispo a viverem o mistério da Cruz.
1/5





add_box Encontrei um jovem que vive o Evangelho por meio da caridade
PEMSA se apresenta em recital no Santuário Nacional
Recital do PEMSA acontece nos dias 18 e 19 de novembro, às 19h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, no Santuário. Entrada gratuita e aberta ao público!
Maior pobreza é a rejeição, recorda Dom Orlando em Aparecida
No IX Dia Mundial dos Pobres, a missa reforçou o chamado cristão à vigilância, ao trabalho pelo bem e à prática da caridade como caminho para a Glória de Deus.
Devoção que constrói: 70 anos do início da nova Basílica
Há 70 anos começou a construção do Santuário Nacional de Aparecida, símbolo da fé do povo brasileiro e maior santuário mariano do mundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.