Neste domingo (15), às 12h, foi realizada a Missa de Abertura da 40ª Semana do Migrante no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida.
Alinhado à Igreja Católica no Brasil, o Santuário recebeu o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), que há 40 anos propõe a reflexão em favor da dignidade dos migrantes em todo o território nacional.
A celebração foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, e concelebrada por Dom João Aparecido Bergamasco, presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). O tema deste ano é “Migração e Esperança” e o lema é “Sempre no caminho com os migrantes”.
Em entrevista ao A12, Dom Ricardo afirmou que nós estamos sempre caminhando com o migrante assim como Deus caminha conosco, nos enchendo de esperança.
“Deus foi o primeiro que quis sair de si mesmo e vir ao encontro da humanidade, nosso Deus também é migrante. A Sagrada Família também foi uma família de migrantes. Por isso, sempre devemos caminhar com os migrantes.” Dom Ricardo Hoepers
Em sua homilia, o secretário-geral da CNBB expressou o sentimento de alegria pelos 40 anos do SPM e disse que é algo que toca a todos, uma vez que nossos antepassados vieram como migrantes ajudar a construir nosso país.
Em seguida, convidou todos os fiéis a dirigirem uma prece àqueles que estão, neste momento, vivendo situações difíceis, como refugiados ou apátridas, ou seja, que não são reconhecidos por ninguém.
Ao citar o tema da 40ª Semana, destacou que a “Esperança” não é um sentimento de expectativa, mas de um bem que não passa. “É o próprio Cristo que é a nossa esperança”, afirmou.
Por fim, Dom Ricardo afirmou que o Papa Francisco tinha um carinho especial pelos migrantes e que nos ensinou três verbos importantes: acolher, proteger e promover.
De acordo com o bispo, acolher é quebrar os nossos preconceitos. Proteger e promover é respeitar e tratar os migrantes como pessoas.
José Roberto Saraiva, coordenador nacional do SPM, afirmou também em entrevista que a intenção da 40ª Semana do Migrante é sensibilizar não somente fora, mas também dentro da Igreja como nas paróquias, as dioceses e comunidades a olhar para os migrantes como pessoas que podem dinamizar e não para tirar algo.
“A Igreja está junto, ao lado dos migrantes… estamos a apoiar e conduzir uma ação missionário para que essas pessoas vivam com dignidade, justiça e paz.” José Roberto Saraiva - Coordenador Nacional SPM
Sobre o Serviço Pastoral dos Migrantes
Seu surgimento se deu por inspiração da Campanha da Fraternidade de 1980, que abordou a temática dos migrantes. Sua criação foi somente em 1984 e instituiu posteriormente a comemoração do Dia do Migrante e, então, a Semana do Migrante. Este é um organismo ligado à Pastoral Social da CNBB e visa articular, organizar e promover os grupos de migrantes e imigrantes do país.
>> Assista a celebração na íntegra a seguir:
➕ Papa: esporte é caminho de paz em tempos de guerra
Fonte: Colaboração Ana Maria Reis | Rádio Aparecida
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.