Neste domingo (15), às 12h, foi realizada a Missa de Abertura da 40ª Semana do Migrante no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida.
Alinhado à Igreja Católica no Brasil, o Santuário recebeu o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), que há 40 anos propõe a reflexão em favor da dignidade dos migrantes em todo o território nacional.
A celebração foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, e concelebrada por Dom João Aparecido Bergamasco, presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). O tema deste ano é “Migração e Esperança” e o lema é “Sempre no caminho com os migrantes”.
Em entrevista ao A12, Dom Ricardo afirmou que nós estamos sempre caminhando com o migrante assim como Deus caminha conosco, nos enchendo de esperança.
“Deus foi o primeiro que quis sair de si mesmo e vir ao encontro da humanidade, nosso Deus também é migrante. A Sagrada Família também foi uma família de migrantes. Por isso, sempre devemos caminhar com os migrantes.”
Dom Ricardo Hoepers
Em sua homilia, o secretário-geral da CNBB expressou o sentimento de alegria pelos 40 anos do SPM e disse que é algo que toca a todos, uma vez que nossos antepassados vieram como migrantes ajudar a construir nosso país.
Em seguida, convidou todos os fiéis a dirigirem uma prece àqueles que estão, neste momento, vivendo situações difíceis, como refugiados ou apátridas, ou seja, que não são reconhecidos por ninguém.
Ao citar o tema da 40ª Semana, destacou que a “Esperança” não é um sentimento de expectativa, mas de um bem que não passa. “É o próprio Cristo que é a nossa esperança”, afirmou.
Por fim, Dom Ricardo afirmou que o Papa Francisco tinha um carinho especial pelos migrantes e que nos ensinou três verbos importantes: acolher, proteger e promover.
De acordo com o bispo, acolher é quebrar os nossos preconceitos. Proteger e promover é respeitar e tratar os migrantes como pessoas.
José Roberto Saraiva, coordenador nacional do SPM, afirmou também em entrevista que a intenção da 40ª Semana do Migrante é sensibilizar não somente fora, mas também dentro da Igreja como nas paróquias, as dioceses e comunidades a olhar para os migrantes como pessoas que podem dinamizar e não para tirar algo.
“A Igreja está junto, ao lado dos migrantes… estamos a apoiar e conduzir uma ação missionário para que essas pessoas vivam com dignidade, justiça e paz.”
José Roberto Saraiva - Coordenador Nacional SPM
Sobre o Serviço Pastoral dos Migrantes
Seu surgimento se deu por inspiração da Campanha da Fraternidade de 1980, que abordou a temática dos migrantes. Sua criação foi somente em 1984 e instituiu posteriormente a comemoração do Dia do Migrante e, então, a Semana do Migrante. Este é um organismo ligado à Pastoral Social da CNBB e visa articular, organizar e promover os grupos de migrantes e imigrantes do país.
>> Assista a celebração na íntegra a seguir:
➕ Papa: esporte é caminho de paz em tempos de guerra
Fonte: Colaboração Ana Maria Reis | Rádio Aparecida
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.