Na manhã deste domingo, 25 de maio, uma Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida marcou o encerramento do 15º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.
A celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e concelebrada por Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, por Dom Moacir Arantes, bispo da diocese de Barreiras e membro da Comissão, e por Dom Rogério Augusto, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul da CNBB.
Realizado anualmente no mês de maio, o evento é uma expressão da Pastoral Familiar no Brasil. A edição deste ano trouxe como tema “Família, peregrina da esperança” e lema “Alegres na esperança” (Rm 12,12), em sintonia com o Ano Jubilar celebrado pela Igreja.
De acordo com Tomaz Alves, colaborador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, cerca de 5 mil pessoas participaram presencialmente das atividades realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, entre os dias 24 e 25 de maio.
Durante a homilia, Dom Orlando reforçou a importância da unidade na Igreja e citou uma frase do Papa Leão XIV que diz: “A Igreja é construtora de pontes e não de muros, a Igreja é fermento de reconciliação, Igreja sinodal, uma comunidade de amigos de Jesus”.

Ele ainda agradeceu aos presentes da Pastoral Familiar e falou do papel missionário das famílias na construção de uma Igreja viva, acolhedora e comprometida com a paz:
“A família é a nossa primeira comunidade, escola, nosso primeiro hospital onde são curadas nossas feridas. Portanto, sejamos defensores da família.”
Em entrevista, Dom Bruno Versari destacou a importância de investir no cuidado e fortalecimento das famílias:
“Vale a pena ter família. É na família que aprendemos os primeiros valores da fé e da sociedade. É a primeira catequese, a primeira experiência de Igreja, a Igreja doméstica”, afirmou.

Ele também ressaltou a emoção de reunir lideranças pastorais de todo o país no Santuário Nacional:
“É uma alegria estar na casa da Mãe. Representantes dos 19 regionais do Brasil, coordenadores, assessores, padres e bispos vêm aqui para fortalecer a missão da Pastoral Familiar. Na casa da mãe é sempre a sensação do apoio, de colo, para continuar a missão junto às famílias do Brasil.”
Coordenadores nacionais da Pastoral Familiar, o casal Alisson e Solange Schila celebrou o impacto do encontro na caminhada pastoral e espiritual das famílias:
“Acreditamos que todo o momento vivido no simpósio e na peregrinação reforça em nós o intuito de levar a luz que recebemos como esperança para as famílias do Brasil”, afirmou Solange.
“Neste ano, em especial, o Simpósio nos ajuda a desenhar um caminho de esperança diante dos desafios internos e externos da vida familiar”, completou Alisson.

A origem da Peregrinação das Famílias
A Peregrinação Nacional das Famílias foi iniciada em 2009, a partir de um pedido de Dom Orlando Brandes, então presidente da Comissão para a Vida e a Família. Já o Simpósio teve início em 2011, como um espaço de formação e reflexão sobre os desafios da pastoral familiar.
🚩 O próximo encontro já tem data marcada
O 16º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias acontecerá nos dias 30 e 31 de maio de 2026, com o objetivo de celebrar os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.
1/6






Dom Orlando convida ao “faça-se” no 4º Domingo do Advento
No 4º Domingo do Advento, o arcebispo de Aparecida refletiu sobre as figuras centrais do tempo litúrgico e o sentido da preparação para o Natal.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.