Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 21 MAI 2019 - 14H58

Monumento dedicado à Fátima exalta manifestações de Maria ao mundo

O Santuário Nacional de Aparecida irá inaugurar no próximo domingo (18 de maio) o Monumento Fátima dentro da iniciativa conjunta dos jubileus comemorativos de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal) em 2017. O novo monumento irá abrigar uma réplica da Imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições, no Santuário de Portugal. 



A concepção artística da obra é de responsabilidade do artista sacro Cláudio Pastro e exalta as manifestações da presença maternal de Maria em Fátima, dirigidas a todo o mundo. 

Com 5,30 metros de altura em formato semicilíndrico, o monumento teve sua parte interna revestida com azulejos e as demais áreas em concreto aparente tratado, sendo o piso revestido em granito. A técnica de transposição da arte neste material reforça a concepção artística adotada no Santuário Nacional e faz referência ao valor artístico e cultural que detém a azulejaria portuguesa

Entre os símbolos que marcam o monumento, a figura da 'Azinheira Grande', árvore que carrega grande simbolismo e devoção por ter sido à sua sombra que a Virgem de Fátima apareceu aos três pastorinhos em 1917. Outro destaque na obra, as pombas brancas, indicam a presença da Rainha da Paz. 


O Monumento Fátima foi construído no Jardim Norte, ao lado da porta principal e próximo da Torre Brasília em um lugar de honra no Santuário Nacional de Aparecida. 

A cerimônia de entronização ocorrerá após a missa das 7h30. Presidirá a bênção do novo monumento, o bispo de Leiria-Fátima, dom Antônio Marto acompanhado do arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.   

A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017. Em maio de 2015, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada no Santuário de Portugal
  

2017: Aparecida e Fátima – Centenários de Bênçãos

                Logo do Jubileu de 300 anos de bênçãos do Santuário Nacional de Aparecida (314x)                         Logo Centenário das Aparições em Fátima

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...