No 26º Domingo do Tempo Comum, celebrado no Brasil como Dia da Bíblia, o Santuário Nacional acolheu com alegria o ministério daqueles que são chamados a tornar viva a Palavra de Deus através da Liturgia.
Na Santa Missa das 18h, no Altar Central da Casa da Mãe, novos ministros do Leitorado foram instituídos pela primeira vez, enquanto outros renovaram seu Ministério, assumindo o compromisso de proclamar a Palavra nas celebrações eucarísticas, tornando-se instrumentos de evangelização e esperança.
Ao A12, o Sr. Edson Reis, que renovou a investidura, testemunhou que “realmente, é uma coisa bem importante para nós vivermos a proclamação da Palavra, sentirmos ela dentro de nós e proclamarmos àqueles que estão nos ouvindo”.
A Eucaristia foi presidida pelo missionário redentorista Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário. Concelebrou o Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R., diretor-adjunto do Portal A12 e responsável espiritual pelo ministério dos leitores no Santuário Nacional, acompanhado pelos demais concelebrantes, entre eles o Pe. Agostinho Frasson, C.Ss.R., enquanto a animação litúrgica ficou sob responsabilidade do Ir. Ian Lucas, C.Ss.R., ambos também redentoristas.
No momento da investidura, Pe. Pablo apresentou os novos leitores destacando a fidelidade e a vocação de cada candidato:
“Como peregrinos de esperança, apresento esses irmãos e irmãs em Cristo, que exercem no Santuário o ministério da proclamação da Palavra de Deus. São fiéis, homens e mulheres de fé, que hoje renovam o desejo de tornar viva e presente a Palavra do Senhor.”
A liturgia do dia convidou os fiéis a refletirem sobre a justiça de Deus, a atenção aos pobres e a forma como lidamos com os bens materiais. As leituras do dia sublinham que a verdadeira riqueza está em Deus e na prática do amor ao próximo, lembrando que cada ação de serviço, cuidado e solidariedade é expressão da fidelidade à Palavra de Deus.
O envio concluiu com um chamado à humildade e ao compromisso:
“Sejam misericordiosos e humildes. Olhem sempre para Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida acompanhe cada passo de vocês.”
O Ministério do Leitorado é fundamental na vida litúrgica, pois garante que a Palavra seja ouvida com clareza, atenção e fé, permitindo que todos os fiéis recebam a mensagem de Deus de forma viva e transformadora.
Durante a homilia, Pe. Eduardo refletiu sobre a parábola do rico e de Lázaro à luz do Evangelho do dia:
“Que a Palavra de Deus ressoe como um convite — convite à vida, convite ao seguimento de Jesus.”
O reitor destacou a atenção especial de São Lucas aos pobres:
“Há pessoas tão pobres que só têm dinheiro. Não têm nome, não têm amigos, não têm a graça de Deus.”
E reforçou que a caridade é o gesto concreto que diferencia os cristãos:
“A caridade sempre foi o gesto concreto dos cristãos. E continuará sendo o que nos distingue dos avarentos.”























Ao longo da celebração, ficou claro que a missão do leitor vai além da leitura: é um serviço pastoral que ajuda a Igreja a viver a Palavra no coração de cada fiel. Pe. Eduardo concluiu sua homilia reforçando este chamado:
“Queremos, com os leitores deste Santuário, não apenas proclamar a Palavra, mas permitir que ela transforme nossas vidas, iluminando o caminho da justiça, do seguimento de Jesus e do cuidado com os pobres.” Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional de Aparecida
A Casa da Mãe celebrou, assim, a vocação de cada leitor, convidando todos os fiéis a se deixarem guiar pela Palavra de Deus, que é farol de vida e esperança. A presença de Nossa Senhora Aparecida sustenta esta missão, fortalecendo cada ministro da Palavra no serviço à Igreja e ao povo de Deus.
PEMSA se apresenta em recital no Santuário Nacional
Recital do PEMSA acontece nos dias 18 e 19 de novembro, às 19h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, no Santuário. Entrada gratuita e aberta ao público!
Maior pobreza é a rejeição, recorda Dom Orlando em Aparecida
No IX Dia Mundial dos Pobres, a missa reforçou o chamado cristão à vigilância, ao trabalho pelo bem e à prática da caridade como caminho para a Glória de Deus.
Devoção que constrói: 70 anos do início da nova Basílica
Há 70 anos começou a construção do Santuário Nacional de Aparecida, símbolo da fé do povo brasileiro e maior santuário mariano do mundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.