"Acolher Jesus: Ele nasceu pobre em Belém". Com este tema, a Novena de Natal do Santuário Nacional chegou, nesta terça (23), ao nono e último dia e exortou ao acolhimento dos irmãos mais pobres, sem o qual nenhum cristão pode fazer uma verdadeira experiência de fé.
Depois de nove dias de reflexão em preparação para celebrar o Natal, romeiros e fiéis se reuniram na Basílica Histórica para encerrar a Novena de Natal. Ao longo desse tempo, o Santuário Nacional convidou os devotos a refletir com o tema central "Acolher Jesus, o Deus da Vida".
Frater Jefferson Lucas, C.Ss.R., que presidiu a novena neste dia, introduziu os devotos ao tema central:
"Durante estes nove dias, nós fomos conduzidos e preparados para bem vivenciarmos o Natal de Jesus. A novena deste ano nos propôs um tema muito especial. Nos convidou a um grande e único chamado, 'acolher Jesus, o Deus da vida'. Durante estes nove dias de meditação, de reflexão, nós aprofundamos essa dimensão que é essencial para a nossa vida, enquanto seguidores de Jesus, que é a acolhida. Acolher faz parte da nossa dimensão de discípulos missionários".
Ao enfatizar sobre o sentido da acolhida para os cristãos, o missionário redentorista exortou os fiéis:
"Queridos romeiros, devotos de Nossa Senhora, não existe uma verdadeira experiência de fé que não seja marcada pela acolhida. Acolher o outro na sua vulnerabilidade, acolher o outro que muitas das vezes se apresenta a nós como diferente. Pois, é na relação com os outros, sobretudo aqueles que são mais vulneráveis, que vamos aprendendo que Deus nos convida para a proximidade, assim como Ele acolheu", refletiu.
Sobre a leitura deste dia do evangelho de Lucas 2, 1-7, que tratava sobre o nascimento de Jesus, e recordava que nem mesmo o Salvador da humanidade teve onde nascer, o religioso frisou:
"Nós acabamos de escutar este trecho do evangelho de São Lucas, que narra para nós o nascimento de Jesus. Mas eu gostaria que nós pudéssemos, nesta pequena reflexão, nos atentar para o último versículo que acabamos de escutar. 'Não havia lugar para eles na hospedaria'. Jesus nasceu entre os que não têm lugar, entre aqueles a quem é negado o direito de existir, entre aqueles em que é negada a própria acolhida à hospitalidade. Hoje, também para nós, esta é uma realidade que se faz presente. Pois, assim como não houve lugar para a Sagrada Família, para Jesus, seus pais, naquela hospedaria, também não há lugar para muitos irmãos, aqueles os quais Jesus se identifica".
:: Por que o Natal já anuncia a Paixão de Cristo?
Assista e acompanhe a reflexão completa da novena na transmissão abaixo:
Veja aqui a galeria de fotos deste dia:
9º dia da Novena de Natal em Aparecid...mais9º dia da Novena de Natal em Aparecida - 2025menos 9º dia da Novena de Natal em Aparecid...mais9º dia da Novena de Natal em Aparecida - 2025menos 9º dia da Novena de Natal em Aparecid...mais9º dia da Novena de Natal em Aparecida - 2025menos 9º dia da Novena de Natal em Aparecid...mais9º dia da Novena de Natal em Aparecida - 2025menos
1/7
- Foto: Gustavo Cabral
- Foto: Gustavo Cabral
- Foto: Gustavo Cabral
- Foto: Gustavo Cabral







:: Confira a programação das missas de Natal no Santuário Nacional
Aproveite e leia também:
:: Papa Leão XIV pede um Natal com menos consumo e mais presença
Antes e depois do Terço dos Homens: transformação de vidas pela fé
A Romaria do Terço dos Homens em Aparecida fortalece a fé, promove acolhimento, amizade e partilha, transformando a vida espiritual dos participantes.
Ação solidária do Santuário Nacional premia vencedora de 2025
Santuário Nacional entrega carro da campanha “Dê carona para a Solidariedade” à vencedora Glícia Ramos.
Ana Castela e Zé Felipe visitam o Santuário Nacional
Os cantores visitaram o Santuário Nacional para agradecer pelas bênçãos alcançadas por intercessão de Nossa Senhora e renovar pedidos para o próximo ano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.