Na noite desta sexta-feira (30), a Basílica Histórica de Aparecida acolheu os fiéis para a celebração do quarto dia da Novena de Pentecostes, com o tema “Caminhar amparados pelo Dom do Bom Conselho”.
A celebração foi conduzida pelo missionário redentorista padre Guilherme Viana, C.Ss.R. e presidida pelo diretor-adjunto do Portal A12, diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., com transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12.
O tema do dia reforçou que somos chamados a buscar, pela ação do Espírito Santo, decisões iluminadas, que nos façam caminhar segundo a vontade de Deus e a serviço dos irmãos.
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
O missionário redentorista Padre Guilherme Dias Viana, C.Ss.R.
No Espírito Santo, reconhecemos nossa dignidade e missão
Na reflexão, o diácono Pablo destacou que “homem e mulher, criados à imagem e semelhança de Deus, ocupam um lugar privilegiado e único na obra da criação. Deus criou o universo inteiro por amor. E, de todas as criaturas, só o homem e a mulher são capazes de conhecer e amar a Deus, nosso Pai e Criador”.
Ele recordou um ensinamento de Santo Agostinho: “Ninguém ama aquilo que não conhece”, e completou:
“Por isso, na nossa caminhada neste mundo, como cristãos batizados, somos chamados a conhecer a Deus, conhecer Sua Palavra, Sua mensagem de vida e gratidão, celebrar os sacramentos para amar e servir a Deus”
O diácono também citou o grande pregador São João Crisóstomo, que ensinava: “O homem é mais precioso aos olhos de Deus do que toda a criação”. É para ele que existem o céu e a terra. E é pela salvação dele que Deus atribuiu tanta importância, que sequer poupou Seu Filho Único, disse o diácono.
Ele continuou explicando que nosso chamado é viver no amor. “Somos seres religiosos por natureza, porque viemos de Deus, por Ele e para Ele existimos. Essa vida que temos hoje não nos pertence, mas pertence a Deus”, afirmou.
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
O diretor-adjunto do Portal A12, diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R. foi o pregador da noite
O diácono também recordou que o Espírito Santo esteve presente em toda a obra da criação.
“Ele estava presente no caos. Onde havia desordem, o Espírito ordenou. Onde havia pecado, nos fez alcançar a graça. Onde havia trevas, Ele iluminou. O Espírito é força, é ação, é movimento. Ele opera em nós.”
Ligando a reflexão ao tempo litúrgico, ele lembrou que nos preparamos para celebrar a Ascensão do Senhor.
“Jesus garantiu e cumpriu: ‘Eu vou para o Pai, mas pedirei a Ele que vos envie o Paráclito, o Defensor, o Espírito da Verdade’. E quem é o Espírito da Verdade? É o próprio Cristo, que liberta e salva”, explicou.
Por isso, segundo o diácono, os cristãos são chamados a ser testemunhas vivas dessa verdade que liberta e salva. “A Igreja é a continuidade do mistério da encarnação do Verbo. Deus se fez carne e habitou entre nós. E a Igreja é a garantia da palavra firme do Senhor: ‘Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos’”, afirmou.
reveja3º dia da Novena de Pentecostes: rogamos o dom do entendimento Encerrando sua reflexão, ele lembrou que o Espírito Santo foi derramado no coração dos fiéis no dia do batismo.
“Ele é o amor, que preenche o vazio que há em nós. Por isso, peçamos ao Senhor que nos dê um coração novo, ardente e cheio do amor de Deus. Que o nosso coração seja semelhante ao de Jesus e que, pela ação do Espírito Santo, possamos alcançar a vida eterna, a vida futura. Amém”, concluiu.
O Dom do Bom Conselho
Pedir esse dom é suplicar a Deus que nos ajude a escolher sempre o caminho que mais agrada a Ele, a seguir Sua graça e a sermos também consolo e ajuda para quem está ao nosso lado.
O propósito do dia é viver em harmonia consigo, com os outros e com toda a criação, reconhecendo que cada pessoa carrega em si a dignidade de ser imagem e semelhança de Deus.
🔴 Confira a Novena de Pentecostes completa
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.