Cada vez mais próximos de celebrar a Festa da Padroeira do Brasil, chegamos ao oitavo dia da Novena Solene, que refletiu o tema “Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, justiça e paz”. A condução dessa noite de oração foi feita por Dom Nelson Westrupp, Bispo emérito de Santo André (SP).
Seminaristas e jovens levaram fotos de algumas personalidades escolhidas para representar a mensagem do dia, que destacou as bem-aventuranças. Esse momento marcante precedeu a notória entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava ornada no carro andor com lindas flores laranjas.
Dentre as pessoas destacadas como bem-aventuradas na novena: Irmã Dulce, Dra. Zilda Arns, Margarida Maria, Nhá Chica, Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes, Dom Aloísio Lorscheider, Cardeal Arns, Frei Tito, Santo Dias, Adelaide Molinari, Pe. João Bosco Burnier, Pe. Josimo, Pe. Ezequiel Ramin e Irmã Cleusa Carolina Rody.
O animador do oitavo dia da Novena foi o Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional, enquanto os demais oficiantes foram o Ir. Marco Lucas Thomaz, C.Ss.R., o Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., e o Pe. Mauro Vilela da Silva, C.Ss.R.
Gustavo Cabral

Como acolher as bem-aventuranças?
Dom Nelson iniciou a reflexão destacando o Evangelho de Mateus (Mt 5,1-12), ao dizer que a passagem narrada sobre as bem-aventuranças constitui o essencial para o que seria a definição do “código moral cristão”.
“O DNA do cristão deve ser procurado por essa porta de ingresso: as chamadas bem-aventuranças. Jesus nos apresenta simplesmente um conjunto de normas a viver, Ele dá respostas aos anseios mais profundos do coração humano”, disse.
O caminho proposto por Jesus leva à felicidade que, no vocabulário cristão, significa santidade. Desse modo, o Bispo emérito resumiu a todos os fiéis que participavam da celebração que Jesus nos chama à santidade.
Embora o caminho para chegar a uma vida santa pareça tortuoso, a chamada para a pobreza de coração, a humildade, as lágrimas, a fome e a sede, a justiça, a misericórdia, a pureza de coração, a promoção da paz e a perseguição por amor à justiça valem a pena.
Gustavo Cabral

“As vicissitudes da vida humana não podem interferir nesse desejo profundo de chegar ao céu, causa última da nossa alegria. As bem-aventuranças, podemos dizer, são o coração de Deus e esboçam o coração do ser humano”, afirmou.
“Eu nunca te abandonarei”
Dom Nelson reforçou na sequência a promessa de Jesus a cada um de nós de que Ele nunca nos abandonaria, mas que caminharia ao nosso lado. Por isso, podemos confiar que Nosso Senhor mesmo deseja nos dar as bem-aventuranças, uma vez que:
“As bem-aventuranças são um dom gratuito de Deus e não dependem das qualidades humanas, não se compram, não se explicam como a mais alta sabedoria, nem se aceleram com as nossas capacidades”, explicou.
.:: Confira a reflexão de Dom Nelson na íntegra
Ninguém viveu as bem-aventuranças como Maria
Segundo o Bispo, Nossa Senhora é a mais abençoada dos santos, a mais amada entre os amados de Deus. Por isso, com Ela podemos aprender este caminho que leva à santidade, contando com Sua amável presença neste “vale de lágrimas”. Uma vez que conversamos com Ela, somos consolados e libertos.
“Quando Nossa Senhora reza, contempla o rosto de Deus, pois então já anseia ver o rosto do seu Filho. Agindo assim, inconscientemente, deixa emergir sua própria identidade espiritual, é mulher de alegria”, pontuou.
Jesus é a sua maior fonte de alegria. Segundo Dom Nelson, Maria é também inteligente, pois compreende e proclama que Deus realizou Nela maravilhas. E isso não é orgulho, porque Ela se proclama como humilde serva.
Gustavo Cabral

“É a mulher cujo coração já está modelado pelo espírito, pautado pelo coração do Filho. É a mulher profundamente enraizada na história do seu povo”, acrescentou.
Além disso, Maria nos ensina a ser solidários e ter fé profunda. Por isso, o Bispo emérito direcionou as palavras para a Mãe Aparecida: “Sim, Mãe de Jesus, somos felizes porque todas as gerações te chamarão bem-aventurada.”.
Visitemos a casa de Nazaré
No fechamento da reflexão do oitavo dia, os fiéis foram convidados a visitar em oração a casa de Nazaré para, assim, encontrar a Sagrada Família vivendo as bem-aventuranças e poder aprender de Jesus, Maria e José como trilhar esse caminho virtuoso.
“Não só hoje, amanhã e sempre.”










add_box Veja a programação do fim de semana da Padroeira no Santuário
Caminhamos juntos desde a primeira reflexão da Novena de Nossa Senhora, todos esses dias fortaleceram nossa fé, e contribuíram para que neste momento de louvor a Nossa Senhora pudéssemos também nos aproximar ainda mais de seu Filho, Jesus.
Na reflexão do oitavo dia, somos chamados a rezar com o tema “Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!”; e o Missionário Redentorista, Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., nos convida a testemunhar Deus em todos os âmbitos de nossa vida.
“Jesus rezou as bem-aventuranças diante dos discípulos e diante do povo que estava ali para escutá-lo. Bem-aventurados os pobres, bem-aventurados os misericordiosos, bem-aventurados os que promovem a vida, que promovem a justiça e nós dizemos: bem-aventurado seja você que ama o nosso Senhor e o testemunha onde você está, no seu trabalho, no seu lazer”.
O que as entradas de Nossa Senhora mostram aos devotos?
Vale a pena conhecer os significados das entradas e relembrar os carros-andores da Novena e Festa da Padroeira 2025, com falas da organizadora.
Entidades sociais recebem Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Santuário Nacional efetuou a entrega do Gesto Concreto arrecadado durante a Novena da Padroeira para cerca de 22 entidades sociais cadastradas na Basílica.
O que aprendemos com a Novena da Padroeira deste ano?
A Novena da Padroeira deste ano nos convidou a aprofundar nossa fé por meio do tema central: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.