Nesta quinta-feira (13), Dom Orlando Brandes completa 77 anos da vida, comemorados no Santuário Nacional com uma missa de ação de graças, pedindo a intercessão da Rainha e Padroeira do Brasil pelo dom da vida do Arcebispo de Aparecida.
Leia MaisConfira a Bênção de Páscoa com Dom Orlando Brandes"Jesus continua o Lava-pés no Altar em cada Missa!", diz Dom OrlandoAntes da Missa, em entrevista ao nosso portal, Dom Orlando saudou aos leitores do A12 e desejou saúde, alegria, paz e as bênçãos de Nossa Senhora ao agradecer as orações e felicitações:
“Celebrar aqui no Santuário com a Mãe Aparecida é uma graça, um grande privilégio e graça merecida. Por outro lado, a maternidade de Maria faz de nós todos seus filhos.
Então, celebrando o meu aniversário, vamos celebrar a vida de todos vocês que nos acompanham, até porque Nossa Senhora cuidou muito de Jesus e continua cuidando de nós com o mesmo amor!
E, claro, só posso agradecer as orações, os testemunhos de vida, seus trabalhos nas paróquias, seus sofrimentos que você oferece a Jesus pela Igreja, pela conversão dos pecadores. Também digo: desculpas, perdão pelas minhas falhas, minhas limitações. O que importa é viver com alegria, fazendo o bem sem se cansar!”, disse ele, dando a bênção apostólica para todos que hoje rezam por sua vida.
Irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., diretor de programação da TV Aparecida, no comentário inicial também agradeceu ao Senhor pela vida do Arcebispo:
“Somos muito gratos por sua vida de tão grandes dons, tão humano, místico, profeta, empenhado na construção da paz, da justiça, da fraternidade, do amor, enfim, do Reino de Deus. Uma verdadeira testemunha de Cristo, o Redentor!”, destacou.
A experiência com Jesus Ressuscitado
Presidente da celebração das 9h, o Arcebispo iniciou sua reflexão pedindo as luzes do Santo Espírito junto ao povo de Deus e saudou a todos os presentes no Altar Central, exaltando os padres da Arquidiocese de Aparecida, os redentoristas, religiosos e religiosas locais.
No início da homilia, Dom Orlando Brandes ressaltou a dificuldade que temos em crer que Jesus verdadeiramente está vivo.
“Jesus quer provar que não é um fantasma, como os apóstolos pensavam, com uma fé tão fraca; Ele sentou à mesa e partiu o pão. Jesus sempre senta às nossas mesas!”
O Arcebispo, sempre um incentivador da leitura da Palavra de Deus, lembrou que toda a Paixão de Cristo está na Sagrada Escritura:
“Ao ler desde Abraão até Jesus, as Escrituras apontam para a Ressurreição! Então, você abre a Bíblia e vai ali ter um contato pessoal e iluminador com Jesus Ressuscitado. O Senhor dá um conselho. Você quer ser uma pessoa ressuscitada? Peça perdão dos pecados e o dom da conversão! Olha como a Páscoa está pertinho de nós!”.
Finalizando sua reflexão, Dom Orlando agradeceu aos devotos da Mãe Aparecida e aos presentes no Altar pelo dom da sua vida:
“Termino nesse dia dizendo: ‘Gratidão, gratidão, gratidão!’ Pela sua fé, seu testemunho, seu carinho, seus gestos de bondade, porque quando fazemos o bem a alguém, isso é a ressurreição. E claro, como sou fraco e pecador, como cada um de nós, digo também hoje: ‘Perdão, perdão, perdão’ , mas principalmente a vocês: ‘Gratidão, gratidão, gratidão!’”.
Após a homilia, na Apresentação dos Dons, durante a Liturgia Eucarística, foi realizada uma procissão onde foram mostrados símbolos da vida e do ministério de Dom Orlando Brandes, como a Palavra de Deus, seu chamado vocacional para ser um incansável operário de Deus, seus quase 30 anos como Bispo Sinodal em diversas Dioceses, um animador vocacional, até sua chegada em Aparecida, sendo um administrador apostólico missionário, com amor e zelo e um grande comunicador pastoral da Igreja do Brasil pelos meios de comunicação e seu amor aos mais necessitados, através da prática do bem.
Gratidão pela vida do Arcebispo de Aparecida
Após a Santa Eucaristia, Dom Orlando recebeu mensagens de carinho pelos seus 77 anos. O padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial Redentorista, ressaltou as qualidades do arcebispo nesta missão de nos pastorear.
“Em nome de todos os redentoristas, irmãos e padres, queremos dar nossas felicitações ao senhor. Dizer quanto o queremos bem, quanto o apreciamos, sobretudo no testemunho que o senhor nos dá como pai, como irmão na fé e no ideal missionário.
Mesmo diante de críticas ou de incompreensões, se mantém sempre uma pessoa serena um homem de Deus e que transmite a paz. Que Deus dê muita perseverança ao senhor neste caminho bonito, iniciado há 77 anos, no serviço aos irmãos e à Igreja. Vida longa e pastoreio também longo. Parabéns!”
O vigário geral da Arquidiocese de Aparecida, padre Vinícius da Silva, ressaltou a alegria em ter Dom Orlando como Arcebispo:
“Caríssimo pai Dom Orlando, nesse dia tão especial em que o senhor celebra o dom da vida, queremos expressar nossa alegria, afeto filial e gratidão. Agradecemos sua presença tão bondosa e amiga entre nós. Agradecemos pelas suas palavras, seus ensinamentos, seus conselhos tão ricos com experiência, sabedoria e espiritualidade.
Seu ministério faz tão bem para nossa Santa Mãe Igreja no Brasil e em especial para nossa Arquidiocese. Muitos anos de vida, com muita saúde e muita paz, com as bênçãos de Deus e a proteção de nossa Mãe Senhora Aparecida e São Frei Galvão deste chão!”
A Intercessão da Mãe pela vida de Dom Orlando
No momento da Consagração à Nossa Senhora Aparecida, foi destacada a espiritualidade mariana do bispo, que sempre foi marcante. Por isso, ao Altar Central, foram oferecidas pelos religiosos e funcionários do Santuário Nacional, 77 rosas de gratidão junto com a imagem de nossa Mãe, pedindo que a Padroeira do Brasil conceda a Dom Orlando uma vida saudável e feliz.
E como é sempre realizado durante suas celebrações, vamos orar agradecendo pela vida de Dom Orlando Brandes!
“Pelos seus 77 anos, Obrigado Senhor!
Por ser nosso pastor, Obrigado Senhor!
Pela coragem de proclamar o Evangelho, Obrigado Senhor!
Por nos transmitir a paz, Obrigado Senhor!
E por sempre promover as vocações, Obrigado Senhor!
Amém!"
1/9
Acompanhe a Santa Missa em ação de graças ao aniversário de Dom Orlando
A pedido do Papa, Casa da Mãe Aparecida ora o Terço pela paz
Santuário Nacional se une em oração para o cessar dos conflitos em nosso planeta!
Devoção à Padroeira: veja o testemunho do devoto Vinícius
Confira o quinto testemunho da Novena em preparação para a Festa da Padroeira 2024.
Devoção à Padroeira: veja o testemunho da devota Jaqueline
Confira o quarto testemunho da Novena em preparação para a Festa da Padroeira 2024. Leia e emocione-se com a história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.