Em fevereiro, a Igreja Católica celebra, no dia 2, a Apresentação do Senhor e o dia de Nossa Senhora das Candeias. Já no dia 3, celebramos a memória de São Brás, quando acontece a bênção da garganta.
No dia em que celebramos a festa da apresentação do Senhor, o evangelho de São Lucas nos fala que todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor. Essa celebração é chamada também de Festa da Luz, Festa de Cristo Luz dos povos, e popularmente conhecida como Candelária, rito usado no início da celebração para abençoar as velas.
A celebração se inicia com a procissão das velas, onde o sacerdote, com toda a assembleia com velas acesas, recorda aquele dia em que Maria e José levaram a verdadeira luz ao templo para ser consagrado a Deus.
1º Liturgia da Luz: se inicia com o acendimento e bênção das velas e prossegue com a procissão.
2º Liturgia da Palavra: proclamação das leituras, homilia e oração da comunidade, que é quando elevamos ao Senhor nossas preces, iluminadas pela Palavra que meditamos.
3º Liturgia Eucarística: encontro da oferta total de Cristo consagrado do Pai e da nossa oferta de consagrados e batizados, desejosos de sermos um com Ele.
O gesto de obediência à lei e de oferta feito por Maria e José, que levam o menino Jesus para oferecê-lo ao templo, nos inspira a ofertarmos a Deus nossas vidas. Jesus é o consagrado do pai por Excelência e é, para nós, modelo de consagrado.
Também nesse dia se faz presente à devoção popular à Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora daLeia MaisOração a São Brás para saúde da gargantaSão Brás: Protetor da garganta, exemplo de cristão e testemunho de fé Luz. Um dia após a celebração da apresentação do Senhor e bênção das velas, celebramos São Brás.
As velas abençoadas no dia 2 de fevereiro são usadas neste dia da memória do bispo e mártir da Igreja, unidas com uma fita vermelha, lembrando deste santo homem que entregou sua vida por amor a Cristo.
São Brás tornou-se protetor da garganta por salvar uma criança engasgada com uma espinha de peixe. Ele viveu no tempo de perseguição dos cristãos encarcerados pelos romanos. A mãe do menino salvo por ele levava velas para que São Brás pudesse ter luz em meio à escuridão da prisão. A isso se deve o fato de usarmos velas para a bênção da garganta, pedindo que, por sua intercessão, nos livre Deus de todos os males da garganta e outros males.
Para a celebração da Apresentação do Senhor, sugerimos a você, que atua na Pastoral Litúrgica da sua comunidade, que valorize a luz como símbolo maior deste mistério que rezamos.
Lembramos que Maria e José levaram um par de pombinhas para ofertar a Deus no templo, junto com o pão e o vinho. Podemos realizar uma bonita procissão do ofertório com os dons da nossa comunidade.
ondemand_video Os Missionários Redentoristas Pe. Ferdinando Mancílio e Pe. José Ulysses da Silva refletem a mensagem do dia da Apresentação do Senhor, no programa Bênção da Manhã. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.