No dia 16 de setembro de 2024, o Santuário Nacional lançou seu Programa de Integridade com o intuito de manter e perpetuar o padrão de conduta e ética do grupo. E hoje atua com condutas éticas em suas atividades cotidianas de maneira uniforme, em práticas nacionais e internacionais de ética, dentro das leis, especialmente a Lei Federal 12.846/2013 e regramentos expedidos pela Controladoria Geral da União (CGU).
Essa lei é também conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira, que permite punir empresas quando elas se envolvem em corrupção, como, por exemplo, oferecer dinheiro ou favores a servidores públicos, fraudar licitações, contratos, esconder documentos ou informações e financiar atividades ilegais.
Em entrevista ao A12, o Dr. Jucélio Monteiro, gerente do Núcleo Institucional do Santuário Nacional, setor responsável pela gestão do Programa de Integridade, reafirma o compromisso do programa.
“O Programa de Integridade é um conjunto de mecanismos e procedimentos internos, com incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva do Código de Ética e demais políticas de integridade com o intuito de prevenir, detectar, sanar e mitigar atos de corrupção, à luz das legislações de combate a corrupção”.
Dr, Jucélio aplicou treinamento do Programa Integridade para gestores do Santuário
Neste primeiro ano, o Programa de Integridade apresenta um balanço muito positivo com a criação do Código de Ética e outras seis políticas de integridade:
arrow_forward Código de ética e conduta;
arrow_forward Política anticorrupção;
arrow_forward Política de brindes, presentes, hospitalidade e entretenimento;
arrow_forward Política de relacionamento com agentes públicos;
arrow_forward Política de conflito de interesses;
arrow_forward Política de doações e patrocínios;
arrow_forward Política de proteção de menores e adultos vulneráveis;
Entre esses avanços, Dr. Jucélio ainda destaca a criação do canal de ética, o treinamento com os colaboradores e o engajamento de líderes e gestores com a proposta do programa.
“Criamos o Canal de Ética, que é um canal exclusivo do Grupo Santuário Nacional para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem o Programa de Integridade. Conseguimos treinar mais de 2200 colaboradores e voluntários. Criamos o Comitê de Ética. Fizemos adequações nos contratos com fornecedores, entre outras ações. Por fim, destaca-se o grande engajamento da alta direção, bem como dos gestores e demais lideranças do Grupo Santuário Nacional, neste significativo projeto de fortalecer nossa cultura de integridade”.
Segundo o gerente do Núcleo Institucional, esse é o momento de olhar os bons resultados e planejar os próximos passos:
“Os próximos passos, será continuar fortalecendo e aprimorando o programa de integridade, por meio de treinamentos; revisão e criação de novas políticas de integridade, quando necessário; divulgação contínua dos trabalhos desenvolvidos, sempre com o objetivo de fortalecer e aprimorar a nossa cultura de integridade”.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.