Notícias

Santuário celebra o último dia do Tríduo à Mãe do Perpétuo Socorro

Escrito por Alberto Andrade

26 JUN 2023 - 10H17 (Atualizada em 26 JUN 2023 - 12H14)

Gustavo Cabral - A12

Na manhã desta segunda-feira (26) foi celebrado o terceiro e último dia do Tríduo em preparação para a festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida.

Leia MaisReze a oração de São João Paulo II a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroSantuário celebra Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA celebração das 9h foi presidida pelo missionário redentorista Padre Henrique Maciel, C.Ss.R., concelebrada pelo Diácono José Lorenzo de Maria, da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, de Guarulhos (SP) e animada pelo Irmão Ian Lucas, C.Ss.R.

Na liturgia da 12ª Semana do Tempo Comum, Jesus nos cobra coerência e sinceridade para não vivermos na mentira, por isso usa o exemplo de um provérbio popular de seu tempo: “Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não presta atenção à trave que está no teu próprio olho?” (Mt 7,1-5) Todos temos percepção aguçada mesmo para as menores falhas do próximo, mas não temos sensibilidade nem para nossos maiores defeitos e pecados.

Padre Henrique na homilia refletiu a respeito deste Evangelho, para que tenhamos sabedoria ao cumprir leis e regras sempre com misericórdia.

"Deus nos ensina a sermos misericordiosos. Seremos bem aventurados se formos misericordiosos! Assim, olhamos para o outro de forma diferente! Precisamos ter um coração cheio de compaixão, me colocar no lugar do outro. Como se sente o outro? Pois para mim o que pode ser algo pequeno e insignificante, para o meu próximo pode ser muito doloroso e difícil de lidar! Não nos compete julgar ninguém! É necessário investir o nosso tempo em amar e não julgar!".


O redentorista também nos ensina que além de armazenar as leis em nosso pensamento, não podemos aliviar ou "pesar a mão" nas decisões com o nosso próximo.

"Cuidado! Muitas vezes temos uma baita trave no olho e quer tirar o cisco do olho do outro! A Palavra nos fala sobre isto, sermos justos e misericordiosos conosco e entre nós. O caminho certo é a correção fraterna, um caminho de misericórdia, é ter a capacidade de chegar no outro e conversar, ser capaz de ser colocar no lugar do outro. Não sejamos hipócritas! Vamos primeiro tirar a trave do nosso olho, cuidar do nosso coração para que não possamos ferir ninguém. Vamos cuidar do nosso caminho, amar mais e julgar menos".

O sacerdote ainda enfatizou como o verdadeiro sentido do amor está sendo banalizado nos dias de hoje.

A gente ouve falar de amor de tantos jeitos, que a gente acaba esquecendo o que realmente é a essência do amor. Quando o Papa nos convida a amarmos primeiro, não significa que a gente tem que ser conivente com o erro mas sim, agir com misericórdia, com o coração e não só com a cabeça!”.

Rian Torres
Rian Torres


Mãe que está disposta a nos ajudar

A festa de Nossa Senhora Perpétuo Socorro será celebrada nesta terça-feira, dia 27 de junho, na Missa das 9h no Altar Central do Santuário. Este quadro de Nossa Senhora é um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços.

O tradicional ícone é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos. A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostra ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apoia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.


Confira como foi a celebração


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...