Notícias

Santuário Nacional celebra Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Santa Missa também lembrou o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Escrito por Laís Silva

16 JUN 2023 - 10H21 (Atualizada em 20 JUN 2023 - 11H17)

Aparecida Ao Vivo / Reprodução

Nesta sexta-feira (16), a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

A Santa Missa que aconteceu no Altar Central do Santuário Nacional foi presidida pelo Missionário Redentorista Pe. Helder José, animada pelo Pe. José Roberto dos Santos, concelebrada pelo Pe. Rubens de Carvalho, que celebra hoje 44 anos de vida sacerdotal, Pe. Raimundo Vidigal, tradutor da Bíblia de Aparecida e os demais sacerdotes presentes. Leia MaisComo nasceu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus?Por que o Sagrado Coração de Jesus é celebrado às sextas-feiras?

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira seguinte a Solenidade de Corpus Christi, visto que a Eucaristia é o próprio Coração de Jesus.

Pe. Helder José iniciou sua Homilia se aproximando da imagem do Sagrado Coração de Jesus presente no Altar Central do Santuário e ressaltando o significado dela.

“A imagem do Sagrado coração de Jesus é um sinal para cada um de nós na sua beleza, naquilo que expressa a centralidade da nossa fé, o amor de Deus que toma toda a nossa vida. E quando nós dizemos: 'toma toda a nossa vida', nós não estamos dizendo só nós aqui presentes, mas todo o ser humano”.

O amor de Deus nos guarda, nos protege, e é esse amor que nos salva, que nos inspira a seguir nosso caminho de fé, na certeza de que Ele nos acompanha.

Nós somos profundamente amados por Deus e este amor é aquilo que nós celebramos neste dia, a centralidade da nossa Eucaristia, a centralidade da Palavra de Deus, falando desse amor de d'Ele por nós”.

Seguindo sua reflexão, pe. Helder explicou aos fiéis que quando vivemos no amor de Deus, O colocamos no centro de nossas vidas; e desta maneira entendemos que enfrentaremos dificuldades, mas compreenderemos que isso faz parte de nossa missão.

“Viver no amor de Deus, meu querido irmão, minha querida irmã, significa para todos que devemos colocar Deus como o centro de nossa vida, deixar com que ele conduza os nossos passos e, acima de tudo, termos consciência de que o amor de Deus não deixa com que a gente se perca, mas também permite que enfrentemos dificuldade. Nós não estamos no Reino dos Céus ainda”.

O padre ainda destacou as palavras de Jesus sobre renúncia: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo”, e nos alertou sobre as necessidades de renunciarmos a alguns sentimentos.

“Sabe aqueles sentimentos do coração? Egoísmo, vaidade, aquelas situações que nos fazem voltar apenas para nós mesmos? Renuncie a tudo isso, tome sua própria Cruz e me siga”.

Faz parte da missão de todo Cristão carregar sua Cruz, reafirmando sua fé e sua esperança em Deus.

“O amor no coração de Jesus nos faz compreender que devemos carregar a nossa Cruz sem perder a esperança, sem perder a alegria e agradecendo constantemente a Deus por todas as Graças e Bençãos que Ele nos concede”.

E finalizou pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida nessa jornada como cristão, para que sejamos espelhos de Cristo e sinais de amor no mundo.

“Nós pedimos a intercessão de Nossa Senhora, aquela que guardava todas as palavras, todos os acontecimentos da vida de seu Filho em seu coração. Aquela que nos ensina através do silêncio a ir ao encontro, servir aos irmãos e irmãs. Aquela que ensinou a Jesus esse gesto de doação através de um amor profundo ao Pai. Que Ela nos ajude para que nossa vida seja um sinal de seu amor no mundo, de modo especial, indo ao encontro dos que mais necessitam”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...