O Santuário Nacional assume diariamente o compromisso de cuidar do meio ambiente, alinhado com o apelo do Papa Francisco na encíclica Laudato Si', que nos convida a cuidar da nossa Casa Comum.
Por trás de cada gesto de fé, há também ações concretas de sustentabilidade, preservação e respeito à criação divina. Ações que você percebe quando está visitando a Casa da Mãe Aparecida e também pode conferir na página especial no A12 sobre a Casa Comum.
Neste mês de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e pensando em celebrar esta data e conscientizar as população, o Santuário inclui a atividade de limpeza do Rio Paraíba dentro de suas ações de preservação do meio ambiente.
Gislene Soriano, supervisora de limpeza externa e áreas verdes do Santuário Nacional, explicou ao A12 um pouco sobre a ação de limpeza no Rio Paraíba.
“Essa é uma ação que faz parte da agenda ambiental do Santuário, que, preocupado com essa questão ambiental, tem toda uma agenda ambiental anual. E neste mês de setembro, nós celebramos o Dia Mundial da Coleta de Limpeza de Rios e Praias, e por isso, estamos fazendo essa ação hoje de coleta no Rio Paraíba simbolizando essa grande importância que é manter os nossos rios limpos”.
Durante o ano, a Casa da Mãe tem o cuidado de coletar amostras para análises e controle da qualidade do rio.
“Nós fazemos mensalmente aqui, nas margens do Paraíba, uma coleta para abrir análise da qualidade do rio e lançamos no sistema da SOS Mata Atlântica. É um programa que chama Observando os Rios. É um programa de voluntariado: o Santuário conta com alguns voluntários cuja maioria são colaboradores e fazemos mensalmente essa análise. Colocamos lá para que os governantes, os responsáveis posam abrir os olhos para esse cuidado com o nosso rio”.
Como Gislene explicou, o Santuário possui uma agenda ambiental que envolve diversas ações de preservação do meio ambiente, desde os jardins da Casa da Mãe até ações de reflorestamento.
“O Santuário conta com vários tipos de ação. Se você vai utilizar uma torneira, elas são automáticas: têm um tempo de abertura, justamente pra conscientizar todos aqueles que estão utilizando esse espaço. Temos ações de reflorestamento: são mais de 500 mil mudas de árvores nativas plantadas nas extensões do Santuário. Essa conscientização não é só para os colaboradores, mas para todos aqueles que utilizam esse espaço de devoção à Mãe Aparecida”.
No Santuário, fé e responsabilidade ambiental caminham juntas, inspirando os devotos a viverem uma espiritualidade que também cuida da Terra.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.