Notícias

Sentimento de gratidão e expectativas superadas marcam o fim da XV Romaria do Terço dos Homens

Dia Oracional Mariano também foi celebrado na Santa Missa das 18h no Santuário Nacional

Escrito por Guilherme Gomes

12 FEV 2023 - 20H49 (Atualizada em 13 FEV 2023 - 09H30)

Gustavo Cabral

Leia MaisSantuário celebra Missa de Envio da 15ª Romaria do Terço dos HomensHomens do Terço se reúnem no Santuário Nacional em exemplo de oração e vocaçãoHomens que rezam. Homens que dobram os joelhos para pedir. Homens que entoam a voz para agradecer. Homens que levam nas mãos a mais profunda ligação entre Deus junto a Maria: o santo terço.

Esses são os homens de fé, que na simplicidade, na alegria e na devoção registram na história o movimento do Terço dos Homens como a maior romaria recebida na Casa da Mãe Aparecida.

Presidida pelo Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, a Santa Missa das 18h, deste domingo (12), marcou o encerramento do terceiro e último dia da XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, que mais uma vez reuniu devotos conectados pela fé dos quatro cantos do país.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Nós escolhemos realizar a missa de encerramento dessa grande romaria no domingo às 18h, horário em que muitos homens do terço já estão em viagem, voltando para suas casas. Esta missa é uma oração de agradecimento pela presença deles no Santuário. Portanto, é uma oração de agradecimento e de ação de graças pela nossa alegria de sermos homens do terço”, disse Pe. Catalfo ao A12, ainda na sacristia do Santuário.

Ederson de Oliveira é um dos milhares de homens do terço que estiveram em Aparecida (SP) durante o final de semana. Alinhado no corredor central do Santuário para entrar em procissão, minutos antes do início da celebração, ele conversou com o A12 e falou do sentimento de gratidão pelo fim de mais uma romaria.

Sentimento de um recomeço feliz também. Tenho certeza que a chama do Terço dos Homens não se apagou nesses anos de pandemia. Tenho certeza que a Romaria deste ano vai incentivar os homens a participarem cada vez mais dos grupos de oração espalhados pelo país inteiro”, disse o devoto.

.:: Veja os melhores momentos da XV Romaria do Terço dos Homens em fotos!

Em 2023, a romaria aconteceu de maneira presencial e sem nenhuma restrição. E a expectativa, que estava alta, foi superada. 70 mil homens estiveram na Casa da Mãe Aparecida para refletir o tema “Terço dos Homens: vocações da Igreja”.

Os 70 mil homens presentes em Aparecida superaram todas as nossas expectativas. Essa presença tão significativa, após dois anos de pandemia, superou o que esperávamos para a Romaria de 2023”, contou Pe. Eduardo Catalfo.

Um chapéu estrategicamente colocado no suporte que sustenta uma das tantas unifilas do Santuário chamou a atenção. Tirar o chapéu durante a celebração foi a forma que Milton de Souza encontrou para demonstrar respeito. Devoto da Mãe Aparecida e homem do terço, ele participou do início ao fim da programação da Romaria.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Uma alegria imensa, uma felicidade sem tamanho participar de mais uma romaria. Tirar o chapéu, pra mim, é uma forma de mostrar respeito”, disse o devoto de Santa Maria de Itabira (MG).

Por fim, Márcio Calesso, de Mairinque (SP), foi sincero ao falar que vai poder se ausentar do trabalho na segunda-feira (13) e, por isso, mesmo cansado, ficou para assistir a última celebração da Romaria sentado próximo do Altar Central.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Vim para ficar até o final. É uma satisfação inexplicável poder acompanhar tudo da Romaria. Não tenho como expressar minha alegria. Eu vim para agradecer. Só agradecer mesmo”, finalizou emocionado.

Dia Oracional Mariano

O Dia Oracional Mariano é um momento preparado especialmente para o devoto da Mãe Aparecida. Celebrado em todo dia 12 de cada mês, a data especial de oração é uma oportunidade para o cristão se aproximar da Mãe de Deus e aprender com os exemplos da primeira discípula de Cristo.

Neste fevereiro de 2023, o dia 12 coincidiu com o último dia da Romaria do Terço dos Homens. Pe. Eduardo Catalfo celebrou a data durante a Santa Missa.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Hoje é dia 12. Dia Oracional Mariano. Como sempre fazemos, a nossa prece muito especial no dia de hoje para você que é representante da Família dos Devotos. Para você que, não sem esforço, nos ajuda construir e edificar esse grande Santuário”, disse o Reitor.

.:: Assista a celebração na íntegra:

.:: Veja o que aconteceu na XV Romaria do Terço dos Homens

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...