Leia MaisSantuário celebra Missa de Envio da 15ª Romaria do Terço dos HomensHomens do Terço se reúnem no Santuário Nacional em exemplo de oração e vocaçãoHomens que rezam. Homens que dobram os joelhos para pedir. Homens que entoam a voz para agradecer. Homens que levam nas mãos a mais profunda ligação entre Deus junto a Maria: o santo terço.
Esses são os homens de fé, que na simplicidade, na alegria e na devoção registram na história o movimento do Terço dos Homens como a maior romaria recebida na Casa da Mãe Aparecida.
Presidida pelo Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, a Santa Missa das 18h, deste domingo (12), marcou o encerramento do terceiro e último dia da XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, que mais uma vez reuniu devotos conectados pela fé dos quatro cantos do país.
“Nós escolhemos realizar a missa de encerramento dessa grande romaria no domingo às 18h, horário em que muitos homens do terço já estão em viagem, voltando para suas casas. Esta missa é uma oração de agradecimento pela presença deles no Santuário. Portanto, é uma oração de agradecimento e de ação de graças pela nossa alegria de sermos homens do terço”, disse Pe. Catalfo ao A12, ainda na sacristia do Santuário.
Ederson de Oliveira é um dos milhares de homens do terço que estiveram em Aparecida (SP) durante o final de semana. Alinhado no corredor central do Santuário para entrar em procissão, minutos antes do início da celebração, ele conversou com o A12 e falou do sentimento de gratidão pelo fim de mais uma romaria.
“Sentimento de um recomeço feliz também. Tenho certeza que a chama do Terço dos Homens não se apagou nesses anos de pandemia. Tenho certeza que a Romaria deste ano vai incentivar os homens a participarem cada vez mais dos grupos de oração espalhados pelo país inteiro”, disse o devoto.
.:: Veja os melhores momentos da XV Romaria do Terço dos Homens em fotos!
Em 2023, a romaria aconteceu de maneira presencial e sem nenhuma restrição. E a expectativa, que estava alta, foi superada. 70 mil homens estiveram na Casa da Mãe Aparecida para refletir o tema “Terço dos Homens: vocações da Igreja”.
“Os 70 mil homens presentes em Aparecida superaram todas as nossas expectativas. Essa presença tão significativa, após dois anos de pandemia, superou o que esperávamos para a Romaria de 2023”, contou Pe. Eduardo Catalfo.
Um chapéu estrategicamente colocado no suporte que sustenta uma das tantas unifilas do Santuário chamou a atenção. Tirar o chapéu durante a celebração foi a forma que Milton de Souza encontrou para demonstrar respeito. Devoto da Mãe Aparecida e homem do terço, ele participou do início ao fim da programação da Romaria.
“Uma alegria imensa, uma felicidade sem tamanho participar de mais uma romaria. Tirar o chapéu, pra mim, é uma forma de mostrar respeito”, disse o devoto de Santa Maria de Itabira (MG).
Por fim, Márcio Calesso, de Mairinque (SP), foi sincero ao falar que vai poder se ausentar do trabalho na segunda-feira (13) e, por isso, mesmo cansado, ficou para assistir a última celebração da Romaria sentado próximo do Altar Central.
“Vim para ficar até o final. É uma satisfação inexplicável poder acompanhar tudo da Romaria. Não tenho como expressar minha alegria. Eu vim para agradecer. Só agradecer mesmo”, finalizou emocionado.
Dia Oracional Mariano
O Dia Oracional Mariano é um momento preparado especialmente para o devoto da Mãe Aparecida. Celebrado em todo dia 12 de cada mês, a data especial de oração é uma oportunidade para o cristão se aproximar da Mãe de Deus e aprender com os exemplos da primeira discípula de Cristo.
Neste fevereiro de 2023, o dia 12 coincidiu com o último dia da Romaria do Terço dos Homens. Pe. Eduardo Catalfo celebrou a data durante a Santa Missa.
“Hoje é dia 12. Dia Oracional Mariano. Como sempre fazemos, a nossa prece muito especial no dia de hoje para você que é representante da Família dos Devotos. Para você que, não sem esforço, nos ajuda construir e edificar esse grande Santuário”, disse o Reitor.
.:: Assista a celebração na íntegra:
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Aparecida se prepara para a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Programação está voltada à reflexão sobre a vida e a justiça social, destacando a luta pelos direitos das populações vulneráveis.
Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida
3 mil policiais estarão realizando ações de reforço até dezembro, e de modo especial nos dias de maior movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.