Notícias

Símbolos do Papa nas Basílicas da Mãe Aparecida

Escrito por Marília Ribeiro

14 JUN 2019 - 14H00 (Atualizada em 03 JUL 2023 - 17H10)

Victor Hugo Barros

Leia MaisCelebração: 64 anos do primeiro atendimento aos romeiros no SantuárioAs duas principais igrejas dedicadas a Padroeira do Brasil na cidade da Mãe Aparecida são a Basílica Velha e o Santuário Nacional.

Ambas receberam o título de Basílica Menor, por concessão do Santo Padre, como reconhecimento da importância espiritual e histórica desses templos para os cristãos e para a região em que se localizam.

A primeira a receber o título foi a Basílica Histórica, em 29 de abril de 1908, por determinação do Papa Pio X. Em 5 de setembro de 1909 aconteceu a sagração solene do título, em uma celebração com o arcebispo na época, Dom Duarte Leopoldo e Silva.

Mais tarde, em 4 de julho de 1980, a nova Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao Brasil.

Como sinais visíveis desse título, as basílicas expõem de alguma forma as insígnias papais, denominadas Tintinábulo e Umbráculo*.

Umbráculo

Thiago Leon
Thiago Leon
Gonfalone - insígnia Papal no altar da Basílica Velha.



É o termo indicado para o guarda-chuva (ou bandeira) que geralmente possui as cores do Vaticano e o Brasão do Papa. Este objeto era usado para fornecer sombra para o Pontífice nas procissões com a sua participação. Por isso, sempre esteve presente nas basílicas papais de Roma e, também por esta razão, o guarda-chuva tornou-se um emblema para todas as basílicas do mundo.

*O umbráculo (ombrellino) é frequentemente chamado de gonfalone pelos italianos, porque geralmente é representado em um, embora este último termo seja mais associado ao estandarte.

Tintinábulo

Thiago Leon
Thiago Leon
Tintinábulo - insígnia Papal na Basílica Velha.



É um estandarte com um pequeno sino. Na Idade Média, ele tinha a função de anunciar ao povo de Roma, a proximidade do Papa durante as procissões.

Na Basílica Histórica este dois símbolos estão representados no Altar Principal. Já no Santuário Nacional, estão impressos na entrada principal da Basílica, no piso próximo à Porta Santa.

Thiago Leon
Thiago Leon
Insígnia Papal imprensa no piso em frente a Porta Santa, no Santuário Nacional.



.:: O que é uma “basílica”? De onde vem esta palavra?

Fonte: CDM Santuário Nacional / Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...