Para os devotos de Nossa Senhora, seu manto sempre traz um significado de proteção, amor e fé. E para quem borda, a responsabilidade de cuidar dos detalhes é grande, já que esse símbolo cobre a imagem de nossa Mãe do Céu.
Anualmente, os mantos que a imagem de Nossa Senhora usa durante a Novena e Festa da Padroeira são idealizados pelo Santuário Nacional e produzidos pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aparecida (SP).
Irmã Maria Regina é a responsável por bordar os mantos de Nossa Senhora há 14 anos. Neste ano, ela recebeu as orientações que vieram da Equipe Pastoral do Santuário Nacional, liderada pelo reitor Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Para a Novena deste ano, foram produzidos dois mantos, um para a Novena da tarde e outro para a Novena Solene, ambos em harmonia com o tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida.”
Para a Novena da tarde, o desenho escolhido foi a pomba do Espírito Santo, elemento que também está presente na cúpula da Casa da Mãe Aparecida.
“Para a Novena da tarde, nós escolhemos o símbolo do Espírito Santo, aquele que é o autor da vida, aquele que inspira os profetas e que inspira também a nós, cristãos, a uma fé concreta, verdadeira, a um conhecimento verdadeiro de Deus”, explica o reitor.
Já para a Novena Solene, os símbolos do Alfa e Ômega representam Deus como a base de tudo, o princípio e o fim.
“O manto da noite é marcado pelas letras gregas Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego que simboliza o próprio Jesus. O próprio Jesus diz de si mesmo: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. Mas é no livro do Apocalipse que nós encontramos também Cristo como o vivente, como Aquele que está na origem da criação do mundo, na origem de nossa própria vida”, completa o Missionário Redentorista.
Em meio aos bordados e à oração, ambos os mantos foram confeccionados com adornos dourados, aplicações de strass, pedrarias, flores e folhagens, ressaltando a beleza e a sacralidade das peças.
“Rezo o tempo todo que eu estou bordando o manto. Isso ajuda o manto a ficar mais bonito”, conta a irmã Maria Regina.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.