Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Veja os detalhes dos mantos de Nossa Senhora para a Novena

Escrito por Laís Silva

30 SET 2025 - 16H22 (Atualizada em 30 SET 2025 - 17H21)

Lucas Torres / Imprensa

Para os devotos de Nossa Senhora, seu manto sempre traz um significado de proteção, amor e fé. E para quem borda, a responsabilidade de cuidar dos detalhes é grande, já que esse símbolo cobre a imagem de nossa Mãe do Céu.

Anualmente, os mantos que a imagem de Nossa Senhora usa durante a Novena e Festa da Padroeira são idealizados pelo Santuário Nacional e produzidos pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aparecida (SP).

Irmã Maria Regina é a responsável por bordar os mantos de Nossa Senhora há 14 anos. Neste ano, ela recebeu as orientações que vieram da Equipe Pastoral do Santuário Nacional, liderada pelo reitor Pe. Eduardo CatalfoC.Ss.R.

Para a Novena deste ano, foram produzidos dois mantos, um para a Novena da tarde e outro para a Novena Solene, ambos em harmonia com o tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida.”

Para a Novena da tarde, o desenho escolhido foi a pomba do Espírito Santo, elemento que também está presente na cúpula da Casa da Mãe Aparecida.

“Para a Novena da tarde, nós escolhemos o símbolo do Espírito Santo, aquele que é o autor da vida, aquele que inspira os profetas e que inspira também a nós, cristãos, a uma fé concreta, verdadeira, a um conhecimento verdadeiro de Deus”, explica o reitor.

Lucas Torres / Imprensa Lucas Torres / Imprensa


Já para a Novena Solene, os símbolos do Alfa e Ômega representam Deus como a base de tudo, o princípio e o fim.

“O manto da noite é marcado pelas letras gregas Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego que simboliza o próprio Jesus. O próprio Jesus diz de si mesmo: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. Mas é no livro do Apocalipse que nós encontramos também Cristo como o vivente, como Aquele que está na origem da criação do mundo, na origem de nossa própria vida”, completa o Missionário Redentorista.

Lucas Torres / Imprensa Lucas Torres / Imprensa

Em meio aos bordados e à oração, ambos os mantos foram confeccionados com adornos dourados, aplicações de strass, pedrarias, flores e folhagens, ressaltando a beleza e a sacralidade das peças.

Rezo o tempo todo que eu estou bordando o manto. Isso ajuda o manto a ficar mais bonito”, conta a irmã Maria Regina.

Laís Silva / Portal A12 Laís Silva / Portal A12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...