Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

“Vieste pelo caminho da humildade”, diz Dom Orlando ao Menino Jesus

Missa da Vigília de Natal no Santuário de Aparecida pede que acolhamos Jesus, Deus da vida, que se fez menino quando pode ser rei

Escrito por Beatriz Nery

24 DEZ 2025 - 21H55 (Atualizada em 24 DEZ 2025 - 23H08)

Thiago Leon

Com o Santuário Nacional na escuridão, a Missa da Vigília do Natal, celebrada na noite da quarta-feira (24), é iniciada de forma a demonstrar aos devotos e peregrinos a necessidade da luz.

E essa luz chegou ao mundo como Menino: Cristo, o Salvador.

Thiago Leon Thiago Leon

A liturgia teve início com o tradicional Anúncio Natalino, que proclamou o nascimento de Jesus Cristo em Belém.

“Jesus Cristo, Eterno Deus e filho do Eterno Pai, querendo consagrar o mundo com sua piedosíssima vinda, pelo Espírito Santo concebido, passados nove meses da concepção, em Belém da Judeia, nasce da Virgem Maria, feito homem.”

Thiago Leon Thiago Leon

Durante o anúncio, as luzes da Basílica permaneceram apagadas. O coral do Santuário Nacional e a orquestra do Projeto Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) conduziram os cânticos.

Em seguida, as luzes foram acesas e o Menino Jesus foi descoberto pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Assim, a Palavra se fez Carne a habitou entre nós. (Jo 1,14)

No começo da Missa, Dom Orlando Brandes informou que, ao final da celebração, seria concedida a bênção com indulgência plenária aos fiéis presentes.

Thiago Leon Thiago Leon

Na homilia, Dom Orlando saudou todos os missionários redentoristas que atuam no Santuário Nacional, entre eles o reitor, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. o ecônomo, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. e o prefeito de Igreja, padre Jorge Américo, C.Ss.R.

Segundo o arcebispo, a espiritualidade redentorista está ligada aos principais sinais da fé cristã.

O presépio, a cruz e o sacrário são momentos fortes da redenção que o vosso fundador tanto quis abrir nossos corações para o menino do presépio para crucificar e para sacramentar.”

Dom Orlando também dirigiu palavras aos peregrinos que estavam na Casa da Mãe e aos que acompanhavam pela Rede Aparecida de Comunicação.

“Parabéns para você que escolheu o Santuário de Aparecida para celebrar o Natal no Ano Santo de 2025. Estou agradecendo em nome de Nossa Senhora, em nome do Menino Jesus, porque neste ano o Santuário foi um lugar de encontro.”

Thiago Leon Thiago Leon

Relembrou também a visita feita ao Papa Leão XIV festejando os 20 anos da TV Aparecida.

“Falamos isso lá em Roma, o Papa ficou muito feliz sabendo que mais de 10 milhões de peregrinos como vocês vem para esse Santuário para se santificar".

Durante a homilia, o arcebispo convidou as gestantes presentes a se manifestarem e falou sobre o valor da vida.

“O pessoal não quer mais engravidar, não quer ter mais filhos, e vocês estão aqui dando o seu sim para o Menino Jesus e para Maria que deu à luz essa criança. Que a criancinha que também está no seu seio seja luz para tornar esse mundo melhor.”

Thiago Leon Thiago Leon

Leituras do dia retratam o Menino Deus

Dom Orlando destacou que a liturgia do dia falaram do Menino Jesus e explicou que a Primeira Leitura (Is 9,1-6) apresentou a luz que vence as trevas do mal e do pecado.

Essa grande luz está no Menino que será rei. Os sábios vieram adorá-lo e o reconheceram como rei. Que ele possa reinar nos nossos corações, nas nossas famílias e nos nossos trabalhos.

Ao comentar a Segunda Leitura (Tt 2,11-14), o arcebispo apontou o tema da alegria e da conversão.

“A salvação é a gente se converter das paixões mundanas. Essa graça vai iluminando toda a sociedade e nos dando a verdadeira liberdade de filhos e filhas de Deus.”

Sobre o Evangelho (Lc 2,1-14), Dom Orlando falou sobre o nascimento de Jesus em humildade e proximidade com a humanidade.

Menino Jesus, viestes pelo caminho da humildade. A arrogância traz guerra e briga. A humildade traz comunhão. Tu vieste para ser carne da nossa carne, sangue do nosso sangue, osso dos nossos ossos.”

Thiago Leon Thiago Leon

Ele também relacionou o nascimento de Cristo com a história e a fé.

Tu mudaste o curso da história. Por isso estamos no ano de 2025, porque tu nasceste em Belém no ano 1. Iniciaste o Novo Testamento e nos elevaste à dignidade de filhos de Deus.”

Thiago Leon Thiago Leon

Procissão até o Presépio

Após a bênção final com indulgência plenária, o povo de Deus esteve em procissão até a Nave Norte do Santuário, onde a imagem do Menino Jesus foi colocada na manjedoura.

Thiago Leon Thiago Leon

Ao entoarem Noite Feliz, Dom Orlando pediu que rezassem junto com ele:

“Menino Jesus, dá-me um coração de criança. Menino Jesus, ajuda-me a amar o nosso Pai, o teu Pai e nosso Pai, a tua mãe e nossa Mãe”.

Thiago Leon Thiago Leon

Confira imagens da Missa da Vigília de Natal:


add_box  Papa Leão XIV celebra sua 1ª Missa do Galo no Vaticano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...