Com o Santuário Nacional na escuridão, a Missa da Vigília do Natal, celebrada na noite da quarta-feira (24), é iniciada de forma a demonstrar aos devotos e peregrinos a necessidade da luz.
E essa luz chegou ao mundo como Menino: Cristo, o Salvador.
A liturgia teve início com o tradicional Anúncio Natalino, que proclamou o nascimento de Jesus Cristo em Belém.
“Jesus Cristo, Eterno Deus e filho do Eterno Pai, querendo consagrar o mundo com sua piedosíssima vinda, pelo Espírito Santo concebido, passados nove meses da concepção, em Belém da Judeia, nasce da Virgem Maria, feito homem.”
Durante o anúncio, as luzes da Basílica permaneceram apagadas. O coral do Santuário Nacional e a orquestra do Projeto Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) conduziram os cânticos.
Em seguida, as luzes foram acesas e o Menino Jesus foi descoberto pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Assim, a Palavra se fez Carne a habitou entre nós. (Jo 1,14)
No começo da Missa, Dom Orlando Brandes informou que, ao final da celebração, seria concedida a bênção com indulgência plenária aos fiéis presentes.
Na homilia, Dom Orlando saudou todos os missionários redentoristas que atuam no Santuário Nacional, entre eles o reitor, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. o ecônomo, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. e o prefeito de Igreja, padre Jorge Américo, C.Ss.R.
Segundo o arcebispo, a espiritualidade redentorista está ligada aos principais sinais da fé cristã.
“O presépio, a cruz e o sacrário são momentos fortes da redenção que o vosso fundador tanto quis abrir nossos corações para o menino do presépio para crucificar e para sacramentar.”
Dom Orlando também dirigiu palavras aos peregrinos que estavam na Casa da Mãe e aos que acompanhavam pela Rede Aparecida de Comunicação.
“Parabéns para você que escolheu o Santuário de Aparecida para celebrar o Natal no Ano Santo de 2025. Estou agradecendo em nome de Nossa Senhora, em nome do Menino Jesus, porque neste ano o Santuário foi um lugar de encontro.”
Relembrou também a visita feita ao Papa Leão XIV festejando os 20 anos da TV Aparecida.
“Falamos isso lá em Roma, o Papa ficou muito feliz sabendo que mais de 10 milhões de peregrinos como vocês vem para esse Santuário para se santificar".
Durante a homilia, o arcebispo convidou as gestantes presentes a se manifestarem e falou sobre o valor da vida.
“O pessoal não quer mais engravidar, não quer ter mais filhos, e vocês estão aqui dando o seu sim para o Menino Jesus e para Maria que deu à luz essa criança. Que a criancinha que também está no seu seio seja luz para tornar esse mundo melhor.”
Leituras do dia retratam o Menino Deus
Dom Orlando destacou que a liturgia do dia falaram do Menino Jesus e explicou que a Primeira Leitura (Is 9,1-6) apresentou a luz que vence as trevas do mal e do pecado.
“Essa grande luz está no Menino que será rei. Os sábios vieram adorá-lo e o reconheceram como rei. Que ele possa reinar nos nossos corações, nas nossas famílias e nos nossos trabalhos.”
Ao comentar a Segunda Leitura (Tt 2,11-14), o arcebispo apontou o tema da alegria e da conversão.
“A salvação é a gente se converter das paixões mundanas. Essa graça vai iluminando toda a sociedade e nos dando a verdadeira liberdade de filhos e filhas de Deus.”
Sobre o Evangelho (Lc 2,1-14), Dom Orlando falou sobre o nascimento de Jesus em humildade e proximidade com a humanidade.
“Menino Jesus, viestes pelo caminho da humildade. A arrogância traz guerra e briga. A humildade traz comunhão. Tu vieste para ser carne da nossa carne, sangue do nosso sangue, osso dos nossos ossos.”
Ele também relacionou o nascimento de Cristo com a história e a fé.
“Tu mudaste o curso da história. Por isso estamos no ano de 2025, porque tu nasceste em Belém no ano 1. Iniciaste o Novo Testamento e nos elevaste à dignidade de filhos de Deus.”
Após a bênção final com indulgência plenária, o povo de Deus esteve em procissão até a Nave Norte do Santuário, onde a imagem do Menino Jesus foi colocada na manjedoura.
Ao entoarem Noite Feliz, Dom Orlando pediu que rezassem junto com ele:
“Menino Jesus, dá-me um coração de criança. Menino Jesus, ajuda-me a amar o nosso Pai, o teu Pai e nosso Pai, a tua mãe e nossa Mãe”.
1/25

























add_box Papa Leão XIV celebra sua 1ª Missa do Galo no Vaticano
Novena de Natal em Aparecida encerra com convite para acolher os mais pobres
"Agora é Natal e Ele está no meio de nós". Novena de Natal chega ao fim convidando todos ao compromisso com os irmãos que mais necessitam.
Antes e depois do Terço dos Homens: transformação de vidas pela fé
A Romaria do Terço dos Homens em Aparecida fortalece a fé, promove acolhimento, amizade e partilha, transformando a vida espiritual dos participantes.
Ação solidária do Santuário Nacional premia vencedora de 2025
Santuário Nacional entrega carro da campanha “Dê carona para a Solidariedade” à vencedora Glícia Ramos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.