Artigos

Montfort: O Santo com ardor Jovem que inspira as gerações atuais a amar a Virgem Maria

"Luís Maria foi um grande apaixonado por Nossa Senhora e talvez por isso a geração atual o celebre com tanto carinho", destaca o Professor Vinícius Paiva sobre a vida de São Luís Maria Montfort, santo que escreveu o tratado da verdadeira devoção.

Escrito por Vinícius Paiva

22 ABR 2025 - 15H26 (Atualizada em 29 ABR 2025 - 09H50)

Marcin Kadziolka/Shutterstock

Vamos falar de São Luís Maria Grignion de Montfort, mas não quero começar falando da “consagração” e sim do “consagrado”até porque a consagração total a Jesus pelas mãos de Maria só chegou até nós com essa arrebatadora força de santidade graças ao jovem consagrado Luís Maria. Pense num jovem sacerdote missionário cheio de ideias evangelizadoras que não foi bem aceito por seus pares, mas que, com coragem apostólica e fidelidade cega à Igreja, perseverou no firme propósito de preparar o advento do Reino de Jesus Cristo: assim foi nosso santo.

Luís Maria foi um grande apaixonado por Nossa Senhora e talvez por isso a geração atual o celebre com tanto carinho. Mas não foi fácil, teve que combater o jansenismo de sua época ao propor uma consagração a Maria genuinamente “verdadeira”, ou seja, que se afastasse dos falsos devotos de sua época. O método da “Consagração Total” lança luz sobre um aspecto da Mariologia ainda hoje pouco aprofundado: uma relação filial e vivencial com a Santíssima Virgem. 

reprodução/ nsaparecidanatal
reprodução/ nsaparecidanatal


Não é exatamente isso que tantos jovens marianos buscam com suas músicas, vigílias e orações? Considero isto absolutamente necessário para a vitalidade da Igreja e digo mais: a profecia do Magnificat de que todas as gerações a proclamariam bem-aventurada (Lc 1,48) só continuará se cumprindo se a experiência marial capitaneada pelos jovens tiver o mesmo vigor missionário testemunhado por São Luís Maria Grignion de Montfort.

É claro que a Virgem não precisa de “escravos”, mas nós precisamos de uma “senhora” Mãe, a mãe dos aflitos que peregrinam na esperança de um dia encontrarem pessoalmente seu amado Filho. É obvio que precisamos ter o discernimento adequado para reconhecer que a consagração proposta pelo consagrado Luís Maria é na verdade uma renovação de nossa adesão batismal, mas isso cabe a todos nós: formar para transformar.

Por fim, devemos reconhecer na espiritualidade do santo de Montfort um importante modelo de apostolado mariano. Um apostolado profundamente cristocêntrico e trinitário. Que São Luís Maria Grignion de Montfort continue intercedendo pela juventude e por nossa apostólica Academia Marial.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinícius Paiva, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...