Por Academia Marial Em Catequese Atualizada em 20 MAR 2020 - 14H42

Por que nos consagramos à Nossa Senhora?

Thiago Leon
Thiago Leon


Antes de mais nada, é importante esclarecer que, para os cristãos, a primeira e fundamental consagração é a consagração batismal. Em sentido originário, portanto, a consagração é um ato de culto dirigido a Deus, podendo, no entanto, analogicamente ser referida a Maria.

De fato, São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu Tratado da verdadeira devoção a Maria, escreve:

“A perfeita consagração a Jesus Cristo, pois, nada mais é do que uma consagração perfeita e total de si mesmo a Maria; ou, em outras palavras, uma renovação perfeita dos votos e das promessas do santo batismo” O Papa João Paulo II reforça a afirmação de São Luís questionando:

“Como poderíamos viver o nosso batismo sem contemplar Maria, a bendita entre as mulheres, que tão bem recebe o dom de Deus? Cristo no-la deu por mãe. Deu-a por mãe à Igreja… Todo católico espontaneamente a Ela confia a sua oração e se consagra a Ele para melhor se consagrar ao Senhor”

A consagração é, antes de tudo um ato voluntário, e consiste na entrega total de si a Maria, como consequência do reconhecimento da sua missão materna e exemplar na vida cristã. Esta entrega enriquece a vida espiritual do cristão,enquanto o ajuda a viver concretamente a espiritualidade de Maria: disponibilidade, dedicação, aceitação da vontade de Deus, humildade…

O fundamento bíblico desta entrega total de si mesmo a Maria encontramos em Jo 19,25-27. O texto grego diz: “E a partir dessa hora o discípulo a recebeu entre seus bens” (v.27). Os bens a que o evangelista se refere são os dons de Jesus aos seus discípulos: o Espírito Santo, a sua palavra, a alegria, a paz… Maria é, portanto, um dom entre os dons e acolhê-la na própria vida quer dizer acolher a vontade de Jesus.

São Maximiliano, partindo da sua experiência pessoal de consagração, diz que quanto mais uma pessoa pertence à Imaculada, com maior franqueza e maior liberdade pode aproximar-se de Deus.

Marlete Alves de Lacerda
Missionária da Imaculada – Padre Kolbe

Consagração a Nossa Senhora Aparecida
 

Acompanhe diariamente às 15h, a Consagração à Nossa Senhora, na Rede Aparecida de Comunicação.  As transmissões acontecem de segunda a sexta-feira na TV Aparecida e na TV ao Vivo no A12. A Rádio Aparecida transmite de domingo a domingo na frequência 104.3, no a12.com/radioaparecida ou no aplicativo 'Aparecida'.

Clique aqui para saber como baixar o aplicativo

No a12.com/rezenosantuario, os devotos podem acompanhar a Consagração em qualquer dia e horário.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.