Academia Marial

A devoção milenar a Nossa Senhora do Rosário

Celebrada em 7 de outubro, este título de Maria mostra que a oração do Terço é difundida no mundo inteiro e são concedidas pela santa Igreja preciosas indulgências a quem o recitar

Escrito por Academia Marial

16 OUT 2019 - 00H00 (Atualizada em 06 OUT 2023 - 17H52)

"O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira de todas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus. Rezai-o todos os dias." (São Pio X)

A devoção à Virgem Maria é uma prática indispensável para o crescimento espiritual de todos os cristãos e sempre foi difundida na história da Santa Mãe Igreja Católica. Em suas aparições, Nossa Senhora sempre nos convida à prática fiel da oração. Com sua festa no dia 7 de outubro, a devoção a Nossa Senhora do Rosário está ligada a sua aparição à São Domingos de Gusmão e na prática devota do Santo Terço/Rosário.

Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Guatemala, tem sua primeira confraria do Rosário fundada no ano de 1559, pelos missionários Dominicanos.

No entanto, a récita do Santo Rosário é uma devoção milenar. Desde os primeiros séculos, a Mãe de Deus é honrada piamente e dentre estas práticas está o Santo Rosário. Têm-se grandes registros históricos sobre o mesmo. A origem do Rosário é muito antiga, não tendo assim, uma data de exatidão.

wikipedia
wikipedia

Relata a história que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número de orações vocais realizadas no decorrer do dia. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos em formação e os leigos, eram desobrigados da recitação do Saltério (pelo pouco domínio com o latim), ultimavam suas práticas de devoção e piedade com a récita de alguns Pai-Nossos e, para auxiliar na contagem, São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), grande Doutor da Igreja, havia aplicado e sugerido o uso de vários grãos de sementes enfiados em um cordão.

Essa devoção ganhou mais forças a partir da aparição de Nossa Senhora ao fundador da Ordem Dominicana, São Domingos de Gusmão, em um dado momento de sua vida, em meio as heresias albigenses. Cujos erros vilipendiavam a Santa Igreja de Deus e os ensinamentos cristãos, com os ensinamentos errôneos de vários deuses, bons e maus. Decide, então, combater em favor da igreja e doa sua vida em defesa dos santos ensinamentos.

Conta a tradição que, por sua devoção a Mãe de Deus, ele se retira em oração, por volta do ano de 1208, e suplica a Virgem Maria uma auxílio que lhe seja eficaz na luta contra os inimigos. Em dias áridos de orações, clamores e lágrimas, Nossa Senhora aparece-lhe gloriosa em companhia de três anjos mostrando-lhe o Santo Rosário, e o incute na récita contínua e na fiel propagação. O devoto São Domingos empenha na divulgação a toda gente e obtém grandes conversões.

No decorrer do tempo, a devoção veio a esfriar por causa das guerras e a Santíssima Virgem Maria aparece milagrosamente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), missionário da mesma ordem de São Domingos, e lhe pede para reavivar essa santa devoção. Inspirado por tal visão, ele fez a agrupação das ave-marias, deu nomenclatura aos mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos e fez o acréscimo de um Pai-Nosso em cada dezena. Desta forma, surgiu o santo rosário que hoje sabemos.

Isto é, sem os mistérios Luminosos acrescidos recentemente por São João Paulo II, no ano de 2002, em sua Carta ApostólicaRosarium Virginis Mariae”.

Sidney de Almeida/ Shutterstock
Sidney de Almeida/ Shutterstock


Ainda sobre esse marco cronológico, temos o acréscimo de Rosário “de Lepanto”, por ocasião da batalha de Lepanto, travada no dia 7 de outubro de 1571, período em que a cristandade lutava contra o avanço turco na Europa.

Papa Pio V, grande devoto do Santo Rosário, publicou no dia 14 de setembro de 1569 a Carta Breve Consueverunt, precioso documento onde recomendava a recitação diária do santo Rosário por parte dos católicos, para a vitória na grande batalha.

Passaram-se dois anos e houve a grande batalha em Lepanto saindo os católicos vitoriosos, embora fossem eles de número inferior ao exército adversário. Após a vitória, a Santíssima Virgem comunica ao Papa Pio V, que se encontrava em Roma em exercício Apostólico, a grande vitória da igreja.

Por esse marco o papa instituiu no dia 07 de outubro a festa de Nossa Senhora do Rosário, onde atribui a vitória de Lepanto à intercessão milagrosa da Bem-Aventurada sempre Virgem Maria.

Desde então, o Santo Rosário é difundido no mundo inteiro e concedido pela santa Madre Igreja preciosas indulgências a quem o recitar. Mais do que uma sequencia de ave-marias, o Rosário é uma prática devocional piedosa, evangelizadora e catequética, uma vez que a récita perpassa pela meditação da Mariologia e Cristologia.

Nele está toda uma prática teológica.




Supliquemos, pois, a vitória da Virgem Maria sobre nós, os nossos e o mundo inteiro! Entreguemo-nos, sem escrúpulos na prática devota do Santo Rosário!

“O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e te maravilharás do resultado.” (São José Maria Escrivá. Caminho, 558)

"Felizes as pessoas que rezam bem o santo Rosário, porque Maria lhes obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu. Nunca será considerado um bom cristão, quem não reza o Rosário" (Santo António Maria Claret)

Nossa Senhora do Rosário de Lepanto, Rogai por nós!


Ad Iesum per Mariae.
Totus Tuus ego sum, Mariae, et omnia mea tua sunt.
William Ribeiro Rozeno
Leigo Católico, Consagrado, Membro da Milícia da Imaculada
Associado da Academia Marial de Aparecida
_______________________________________________________
FONTES DE ESTUDO:
Carta Apostólica ROSARIUM VIRGINIS MARIAE, 16 de outubro de 2002. Encíclica Ingravescentibus Malis, de 29 de setembro de 1937
Olhar de maria
Palavra do Associado

O olhar da Mãe no caminho da cruz

Maria olha profundamente nos olhos do seu Filho: o amor nos faz ver de modo semelhante. Maria aceitou e realizou a obra do Espírito Santo, pelo seu fiat o “Verbo se fez carne”. Como é possível? Pode-se questionar! Um cristão tem consciência de que não está trabalhando sozinho. Cada um dos seus atos nasce da sinergia, da colaboração divino-humana, isto é, do seu próprio esforço e da graça do Espírito Santo.

Santa Maria, Mãe de Deus, Nossa Senhora, Maria
Homilias

Santa Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus

Celebramos nesta Segunda-feira, dia 1º de janeiro do ano da graça de 2024, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o dia mundial da paz. Peçamos a intercessão de Nossa Senhora pela paz mundial, que todos os povos se unam num único objetivo que é promover a paz.

Nossa Senhora da Guadalupe - wide
Homilias

Santa Maria Sempre Virgem de Guadalupe (Coatlaxopeuh)

A aparição de Maria no México possui uma grande gama de sinais e significados; um milagre que podemos dizer que é o mais extraordinário que Deus realizou através da Virgem Santíssima. A aparição aconteceu em 1531, a um índio asteca de nome Juan Diego, que indo em direção a Cidade do México tem o encontro com a Mãe de Deus, que pede a ele que vá ao bispo pedir que construísse naquele local uma Igreja dedicada a ela, para que muitas outras pessoas pudessem ir ao encontro dela para pedir a sua intercessão, para que assim ela pudesse junto ao seu Filho alcançar as graças necessárias a eles.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Academia Marial

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...