Em 2025, são vários os motivos para celebrar, em um ano "duplamente jubilar", em que, como Igreja, celebramos o Jubileu Ordinário da Esperança e, ao mesmo tempo, o Jubileu particular de 40 anos da Academia Marial de Aparecida. Neste contexto festivo, a 31ª Assembleia dos Associados da Academia Marial de Aparecida teve uma edição célebre, dando início às comemorações das quatro décadas de fundação.
Realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro em Aparecida-SP, o evento contou com uma presença ativa de seus membros. Em sua primeira Assembleia como diretor da associação, Pe. Rosivaldo Motta, C.Ss.R, destacou o evento como "Uma edição especial e participativa", uma percepção compartilhada por quem também já acompanhou outras edições do evento. Eliane Cassiano, colaboradora da instituição há uma década, sublinhou a importância da participação:
“A assembleia foi uma oportunidade importante para ouvir os associados, conhecer suas contribuições no campo da Mariologia e entender suas expectativas em relação à AMA.”

Uma programação convidativa
Elaborada especialmente para a edição, a programação contribuiu para esse canal aberto de comunicação. Foram vários os momentos de interação e escuta dos associados, abrindo espaço para os membros da instituição expressarem suas opiniões e apresentarem contribuições, trabalhos e publicações. Outro destaque que favoreceu esse momento foi a possibilidade da participação virtual, uma novidade até então para esse evento, onde um número considerável de membros acompanhou e se expressou de maneira remota.
“Uma grande preocupação nossa, enquanto direção da AMA, é contar com a participação dos membros. Momentos como a Assembleia são importantes para ouvir e contribuir cada vez mais para perpetuar esse bonito trabalho”, explica o Missionário.”

Santo Afonso Ligório e as Glórias de Maria
Como mencionado, o calendário deste ano reserva inúmeras datas para fazer memória, como os 275 anos da publicação do livro “Glórias de Maria”, lançado originalmente em 1750. Esse marco foi celebrado no evento, e o diretor emérito da Academia Marial de Aparecida, Pe. José Ulysses, C.Ss.R, abordou a temática em uma palestra baseada na obra de Santo Afonso Maria de Ligório.
O religioso abordou a publicação e a vida de seu autor, aprofundando-se nos escritos sobre a oração da Salve Rainha. Outro destaque deste momento formativo foi a atualização da obra “Glórias de Maria”, contextualizando o papel exercido pela Academia Marial e sua contribuição para a Mariologia atual.
Para Eliane, “Pe. Ulysses destacou o esforço da AMA em apresentar uma Mariologia atualizada e pós-conciliar, por meio de seus congressos e cursos”. Isso destaca outro momento importante do evento: a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no último ano e os novos projetos da instituição, que foram apresentados pelo diretor e os colaboradores da associação, reforçando o compromisso pela continuidade da missão de propagação da devoção à Virgem Maria.
Você, quer ser um associado da Academia Marial? Clique e saiba como participar.
Vaticano publica nota doutrinal sobre títulos marianos
Aprovado pelo Papa Leão XIV, o documento publicado é fruto de um trabalho de vários anos e destaca a preocupação dos últimos pontífices em relação ao tema.
Estudo e partilha marcam o IV Congresso Bíblico de Aparecida
Já consolidado pela Academia Marial de Aparecida, o evento é uma importante ferramenta de formação e de incentivo ao aprofundamento na Bíblia Sagrada.
Congresso Bíblico promove aprofundamento na Palavra de Deus
Único no Brasil, o evento promovido pela Academia Marial de Aparecida reúne, no Santuário Nacional, fiéis e estudiosos em momentos de formação e espiritualidade
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.