Notícias

Congresso Mariológico celebra a Virgem Maria e a esperança cristã

"Maria é essa mulher toda de Deus, toda da confiança e entregue à Palavra. E, por excelência, é a mulher da esperança", destaca o conferencista Dom Antônio Catelan, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ao abordar a temática do evento.

Escrito por Fagner Lima

04 JUN 2025 - 15H49 (Atualizada em 04 JUN 2025 - 18H19)

Uma edição para marcar a história: com essa motivação, foi realizado o Congresso Mariológico de 2025, ano comemorativo da Academia Marial de Aparecida, realizado de 28 a 31 de maio, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Durante os dias do evento, grandes nomes de referência para o estudo da Mariologia no Brasil estiveram presentes e participaram de momentos de formação e aprofundamento teológico sobre a figura da Virgem Maria.

Ainda na abertura do evento, o Dr. Ir. Afonso Murad, FMS, contextualizou aos presentes, bem como aos que participavam remotamente, sobre o decorrer dos próximos dias de estudo e a correlação de cada conferência. Destacou ainda que, neste ano jubilar, o evento promove a oportunidade de: 
“Como peregrinos da esperança, sentir, pensar e celebrar Maria como nosso exemplo de vida e nossa Mãe”

O religioso, na manhã do dia 29 de maio, foi o primeiro conferencista desta edição e apresentou uma leitura bíblica e teológica, do Antigo ao Novo Testamento, sobre a esperança. Após a conferência, os participantes se reuniram em grupos de estudo, em um momento dedicado à partilha e à apresentação de dúvidas e questionamentos acerca da temática abordada.

Cada grupo, após o debate entre os integrantes, apresentou um questionamento, que foi esclarecido e partilhado com os demais no momento do diálogo com o conferencista, uma maneira de promover uma compreensão coletiva e aproximar ainda mais os participantes dos conferencistas. A segunda conferência apresentou Maria como ícone escatológico da esperança e foi ministrada de maneira dinâmica pelo Prof. Me. Vinícius Paiva, que fez uma afirmação encorajadora aos participantes: “Vale a pena ser mariano.” 


Dom Antônio Catelan


O terceiro dia do evento contou com a participação de Dom Antônio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, que apresentou uma meditação teológica sobre “Maria, Mulher da Esperança”, contemplando os aspectos da humanidade da Virgem Maria, como filha de Israel e o modelo mais excelso da Igreja. Dom Antônio ainda destacou a virtude da esperança na vida da Mãe de Deus, em sua primeira participação no Congresso Mariológico, enfatizando que:

“Maria é essa mulher toda de Deus, toda da confiança e entregue à Palavra. E, por excelência, é a mulher da esperança”

A quarta conferência foi conduzida pelo Prof. Dr. Fr. Jonas Nogueira, OFM, que apresentou um aprofundamento sobre como o humano e o divino se harmonizam na figura da Mãe de Deus, recordando que: “Maria sempre aponta para o seu Filho, Jesus Cristo.” Destacando também Nossa Senhora como: “Síntese personificada da Cristologia. Mulher, sacrário do Espírito Santo.” 

Outros dois nomes de destaque apresentaram suas conferências nesta edição: a Ma. Célia Soares e o reitor do Santuário Nacional e presidente da Academia Marial, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. Célia Soares, que é assessora da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, proporcionou uma meditação sobre como Maria auxilia na compreensão da relação de Deus com a humanidade e conecta as esperanças dos nossos dias.

Encerrando os momentos formativos, Pe. Catalfo, C.Ss.R, retratou os santuários como espaços de esperança, a partir da bula de proclamação do Ano Jubilar, publicada por Francisco, Spes non confundit. Com vagas esgotadas, o evento não só celebrou a trajetória de quatro décadas dedicadas à promoção da Mariologia no Brasil, pela Academia Marial de Aparecida, mas também proporcionou um aprofundamento sobre o Ano Santo, deixando aos participantes um convite: serem peregrinos da esperança no mundo, a exemplo da Virgem Maria. Confira alguns registros da edição:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fagner Lima, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...