Notícias

A Palavra e a Imagem nas fachadas do Santuário Nacional

Escrito por Redação A12

16 FEV 2022 - 14H21 (Atualizada em 10 MAR 2023 - 15H20)

A12

Hoje, maravilhosos artistas se destacam nas paredes do Santuário Nacional de Aparecida: inspirados pela Palavra do Senhor, evangelizam pela arte em cada espaço do Santuário Nacional.

Quer saber mais das inspirações e das raízes desses artistas com convidados que entendem do assunto? 

Assista os vídeos abaixo e veja um bate-papo especial com Padre Valdivino Guimarães C.Ss.R. e a professora Wilma Tommaso, que ajudam a refletir e buscar compreender mais sobre mosaicos e inspirações.

Os participantes:

Padre Valdivino Guimarães C.Ss.R., é bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas), bacharel em teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (ITESP) Mestre em Teologia Dogmática com especialização em mariologia pela Pontifícia Faculdade Teológica “Marianum” de Roma. Trabalhou no Santuário Nacional de Aparecida por oito anos, onde desempenhou diversas funções, entre elas: Prefeito de Igreja, mestre de cerimônias litúrgicas, diretor da Academia Marial de Aparecida.

Profa. Wilma Steagal de Tommaso, é doutora em Ciências da Religião pela PUC - SP, professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) e pesquisadora das áreas de Arte Sacra, Teologia e Ciências da Religião.

A continuidade do bate-papo

Padre Valdivino Guimarães C.Ss.R. e a professora Wilma Tommaso aprofundam mais sobre a temática do primeiro vídeo. Veja também o significado e a importância da Palavra de Deus para os artistas sacros, conheça as raízes dos artistas com a Arte Bizantina e Românica. Saiba como se inspiraram em grandes artistas, e como transformaram os mosaicos da fachada norte do Santuário Nacional, na Palavra de Deus.


Imagens cedidas por: Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...