Notícias

Quatro décadas de história: AMA comemora seus 40 anos

Durante Missa em Ação de Graças, diretor da AMA reforça missão evangelizadora da associação: "A nossa proposta é aquilo que Jesus falou, avancem para águas mais profundas"

Escrito por Fagner Lima

17 JUL 2025 - 15H25 (Atualizada em 18 JUL 2025 - 10H31)

Lucas Torres | Santuário Nacional

O dia 16 de julho é uma data significativa para a Academia Marial de Aparecida (AMA). Além de, com toda a Igreja, celebrar a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, a associação foi fundada nesta data, há exatos 40 anos, em 1985. Um marco que, neste ano, torna esse dia ainda mais festivo – afinal, são quatro décadas de trajetória.

E são muitas as razões para celebrar: a instituição se expandiu, se consolidou e hoje é referência em Mariologia no Brasil, sempre fiel ao objetivo pelo qual foi criada: reunir um vasto acervo relacionado à Virgem Maria, especialmente sobre a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, a associação detém o título de maior biblioteca mariana do país. Ao todo, são mais de 5.000 livros já catalogados e disponíveis para consulta pelos devotos que visitam o Santuário Nacional de Aparecida e também pelos associados, membros da AMA. Como é o caso de Rafael Marra, residente em Joinville (SC), que veio especialmente para prestigiar o aniversário da associação e aproveitou a ocasião para realizar suas pesquisas. O associado, que se dedica à Mariologia em busca de ainda mais conhecimento, fica sempre encantado com a riqueza bibliográfica da AMA sempre que tem a oportunidade de estar presente na sede:

“Na biblioteca da Academia Marial, eu encontrei um consolo: tantos são os temas que despertam interesse aos que buscam melhor conhecer a Mãe de Deus. Digo com propriedade que é o mais rico acervo de Mariologia que encontrei”, afirma Rafael, com um sorriso no rosto. 

Associado Rafael Marra em visita à sede da AMA

Com o objetivo inicial idealizado para a AMA, de concentrar um acervo sobre Nossa Senhora no coração do maior Santuário Mariano do mundo, também nasceu a sua missão: despertar e fomentar o interesse das pessoas em se aprofundarem na Mariologia, a ciência que estuda a figura e a importância de Maria na fé cristã.

Para cumprir esse propósito, a Academia oferece cursos, palestras e eventos que promovem o conhecimento sobre a Mãe de Deus, com ampla participação de fiéis. Neste ano, o Congresso Mariológico, principal evento da associação, atingiu a marca da 18ª edição. Ao longo dos anos, mais de 8.000 pessoas já participaram desse encontro, que se tornou o maior evento de Mariologia do Brasil.

Uma data celebrada

Para comemorar esse marco na história, uma programação especial foi desenvolvida ao longo deste ano. Como parte das celebrações, foi realizada nesta quarta-feira, 16 de julho, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo aniversário da associação no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo diretor da Academia, o missionário redentorista Pe. Rosivaldo Motta, C.Ss.R., que, em sua homilia, enfatizou a atuação da instituição:

“O que é a AMA? É um centro de estudos e pesquisa do Santuário Nacional. A nossa proposta é aquilo que Jesus falou, avancem para águas mais profundas... mergulharmos profundamente sobre o lugar de Nossa Senhora na história de salvação, sempre pregando uma Maria cristocêntrica, ou seja, que tem Jesus como centro, mas não abrindo mão Dela, que faz parte também da nossa história de salvação.”

A Celebração foi concelebrada por diversos sacerdotes, entre eles os ex-diretores Pe. José Ulysses, C.Ss.R. (2019) e Pe. Clayton Sant’Anna, C.Ss.R. (2010), além do Pe. Frasson, C.Ss.R., vice-diretor da AMA em 2001Também marcaram presença dezenas de associados da Academia Marial, entre eles o Prof. Lino Rampazzo, que esteve presente na inauguração da instituição e recordou esse momento especial destacando o crescimento da associação: 

“Há quarenta anos, eu estava presente na inauguração da Academia Marial de Aparecida, durante o décimo primeiro Congresso Eucarístico Nacional. Lembro-me do Cônego Machado, primeiro presidente da associação. Eu não imaginava que ela cresceria tanto como cresceu nesses últimos quarenta anos, falo, por exemplo, das experiências vividas nos Congressos Mariológicos.”


Associado Lino Rampazzo, membro desde a criação da AMA em 1985







A noite ainda contou com um coquetel comemorativo para concluir esse dia festivo. Os associados e a direção da instituição se reuniram no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, e confraternizaram ao som de boa música, em momentos de convivência e partilha. Os participantes puderam ainda conferir, em primeira mão, antes do lançamento oficial pelo canal do YouTube da AMA, o novo vídeo institucional, produzido especialmente para essa data.

Confira alguns registros desses momentos:



2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fagner Lima, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...