Palavra do Associado

Nossa Senhora do Carmo – Flor do Carmelo

Escrito por Academia Marial

26 MAR 2021 - 15H42 (Atualizada em 26 MAR 2021 - 16H50)

Leo Caetano
Leo Caetano


Título: Nossa Senhora do Carmo
Padroeira: Roraima
Festa: 16 de Julho

O município de Boa Vista (RR) abriga um dos mais preciosos símbolos da Fé e da Religiosidade de Roraima. Fundado no século XIX, 1830, por Inácio Lopes de Magalhães, Boa Vista é a única capital brasileira localizada acima da linha do Equador situando-se na margem direita do Rio Branco. O município formou o primeiro povoado de característica urbana do Estado de Roraima. Em 1858 o povoado foi elevado à categoria paroquial sendo denominado freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, passando a categoria de Vila em 1890. Neste território que foi alvo de grandes disputas em Portugueses, Holandeses, Espanhóis e Ingleses em meados do século XVI encontra-se a Matriz de Nossa Senhora do Carmo considerada a Padroeira do Estado de Roraima. A igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo localizada em Boa Vista tornou-se um lugar de peregrinação e demonstrações de Fé e Devoção a Virgem do Carmo.

“A Igreja Nossa Senhora do Carmo começou como uma capela bem pequena construída pelos padres carmelitas em 1725. Anos depois, os carmelitas deixam a região, que passa a contar com a presença dos padres franciscanos, cuja missão é a catequese em algumas regiões da Amazônia. Em 1856, eles constroem uma capela maior para Nossa Senhora Carmo e, dois anos depois, em 1858, ela foi transformada em Igreja Matriz. As atividades religiosas em Boa Vista ficam com os franciscanos até 1909, quando outra Congregação chega à Amazônia. Desta vez, foram os Beneditinos que assumiram a educação religiosa dos fiéis e a gestão da Matriz Nossa Senhora do Carmo. ¹”

A devoção à Nossa Senhora do Carmo remonta a tempos antigos. O nome “Carmo” tem sua origem na famosa Montanha do Carmelo, na Palestina. É neste lugar que, na passagem bíblica de Primeiro Reis, uma nuvem se manifesta a Elias como sinal de Deus em resposta a suas preces pelo fim da seca. A nuvem que envia a chuva para irrigar a terra e fazer florescer o alimento para saciar as necessidades do povo é tida como uma prefiguração da Virgem Maria que nos trará Jesus, o Messias:

“Nessa nuvenzinha, “pequena como a palma da mão” (1 Rs 18, 44), que subia do mar e rapidamente cobriu o céu com grandes e densas nuvens, ameaçando chuva abundante, foi reconhecida a figura da Santíssima Virgem, que, dando ao mundo nosso Senhor Jesus Cristo, foi portadora da água vivificadora da graça. “Ó nuvens, mandai o justo”, canta a Igreja no Advento, repetindo uma passagem do livro do profeta Isaías (45,8). A mística nuvem, que dá ao mundo o Salvador dos homens, é a Virgem de Nazaré, bendita e cheia de graça desde o primeiro momento da sua Imaculada Conceição”. ²

É neste mesmo monte que no século XII sob a proteção da Virgem Maria surge a Ordem dos Carmelitas, de vida contemplativa. Conta-nos a história que o Eremita de origem Inglesa, São Simão Stock (1165-1265), recebeu de Deus a graça de ser visitado pela Virgem Maria que veio em socorro de suas preces. São Simão Stock rezava incessantemente à Virgem Maria para que a Ordem Carmelita seguisse mesmo em meio a tantas perseguições. Um sinal de que Deus abençoava esta Ordem veio por meio da Virgem Maria, na noite de 15 para 16 de Julho de 1251. Designou-se a Santa Mãe de Deus aparecer a São Simão Stock em sua cela enquanto rezava. A Virgem lhes entregou o Escapulário símbolo da Ordem e lhes proferindo as seguintes palavras: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno". Assim as águas benditas da nuvem fizeram florescer esta Ordem e um símbolo de Devoção mariana, o Escapulário do Carmo.




Maria Santíssima como verdadeira discípula missionária (DA) vem sempre em socorro dos seus filhos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo. A mais antiga oração que se tem conhecimento direcionada à Mãe de Deus a “Sub tuum praesidium (À vossa proteção) nos alimenta de uma confiança inabalável na Virgem “Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades”, é nesta confiança que os filhos de Deus seguem colocando sob a proteção da Virgem suas Ordens, grupos, Cidades, Estados, Países... Na mulher que soube o que é dor humana refugiam-se os degredados filhos de Eva. Essa confiança filial é o caminho pelo qual Deus realiza a obra em meio ao seu povo. Foi assim na história de São Simão Stock e continua sendo assim na vida de cada cristão que se confia sob a proteção da Mãe de Deus.

“O templo da santa carmelita, reconhecido como o mais antigo de Roraima, e o único que os Beneditinos construíram na região, foi em realidade reconstruído na década de 1920. O templo ganhou novas dimensões e, até hoje, mantém suas características germânicas, cuja arquitetura mantém a singeleza e a suavidade dos Beneditinos. O tombamento veio em 1990 com o reconhecimento do seu valor histórico e artístico para cidade de Boa Vista. Nos anos de 2005 e 2007, a Igreja Matriz é mais uma vez reformada e enche de orgulho a população, sobretudo, os seus devotos”. ³

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: G1 Roraima – Em Roraima, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é símbolo de Fé e Devoção - Disponível em: < https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/confea/noticia/2019/10/21/em-roraima-igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-carmo-e-simbolo-de-fe-e-devocao.ghtml>. Acesso em: 15 mar 2021.
2. CONTEÚDO aberto. In: Especial Mariano – A Devoção a Nossa Senhora do Carmo - Disponível em: < https://especiais.cancaonova.com/especial-mariano/especial-mariano/devocao-mariana/artigos/devocao-nossa-senhora-carmo/>. Acesso em: 15 mar 2021.
3. CONTEÚDO aberto. In: G1 Roraima – Em Roraima, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é símbolo de Fé e Devoção - Disponível em: < https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/confea/noticia/2019/10/21/em-roraima-igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-carmo-e-simbolo-de-fe-e-devocao.ghtml>. Acesso em: 15 mar 2021.


Apresentação de Jesus
Artigos

Festa da Apresentação do Senhor

“O Rei da glória é o Senhor onipotente” (Sl 23/24) No próximo dia 2 de fevereiro de 2023, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração acontece 40 dias após o Natal. Esse acontecimento é narrado no capítulo 2 do Evangelho de Lucas.

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.