Título: Nossa Senhora do Carmo
Padroeira: Roraima
Festa: 16 de Julho
O município de Boa Vista (RR) abriga um dos mais preciosos símbolos da Fé e da Religiosidade de Roraima. Fundado no século XIX, 1830, por Inácio Lopes de Magalhães, Boa Vista é a única capital brasileira localizada acima da linha do Equador situando-se na margem direita do Rio Branco. O município formou o primeiro povoado de característica urbana do Estado de Roraima. Em 1858 o povoado foi elevado à categoria paroquial sendo denominado freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, passando a categoria de Vila em 1890. Neste território que foi alvo de grandes disputas em Portugueses, Holandeses, Espanhóis e Ingleses em meados do século XVI encontra-se a Matriz de Nossa Senhora do Carmo considerada a Padroeira do Estado de Roraima. A igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo localizada em Boa Vista tornou-se um lugar de peregrinação e demonstrações de Fé e Devoção a Virgem do Carmo.
“A Igreja Nossa Senhora do Carmo começou como uma capela bem pequena construída pelos padres carmelitas em 1725. Anos depois, os carmelitas deixam a região, que passa a contar com a presença dos padres franciscanos, cuja missão é a catequese em algumas regiões da Amazônia. Em 1856, eles constroem uma capela maior para Nossa Senhora Carmo e, dois anos depois, em 1858, ela foi transformada em Igreja Matriz. As atividades religiosas em Boa Vista ficam com os franciscanos até 1909, quando outra Congregação chega à Amazônia. Desta vez, foram os Beneditinos que assumiram a educação religiosa dos fiéis e a gestão da Matriz Nossa Senhora do Carmo. ¹”
A devoção à Nossa Senhora do Carmo remonta a tempos antigos. O nome “Carmo” tem sua origem na famosa Montanha do Carmelo, na Palestina. É neste lugar que, na passagem bíblica de Primeiro Reis, uma nuvem se manifesta a Elias como sinal de Deus em resposta a suas preces pelo fim da seca. A nuvem que envia a chuva para irrigar a terra e fazer florescer o alimento para saciar as necessidades do povo é tida como uma prefiguração da Virgem Maria que nos trará Jesus, o Messias:
“Nessa nuvenzinha, “pequena como a palma da mão” (1 Rs 18, 44), que subia do mar e rapidamente cobriu o céu com grandes e densas nuvens, ameaçando chuva abundante, foi reconhecida a figura da Santíssima Virgem, que, dando ao mundo nosso Senhor Jesus Cristo, foi portadora da água vivificadora da graça. “Ó nuvens, mandai o justo”, canta a Igreja no Advento, repetindo uma passagem do livro do profeta Isaías (45,8). A mística nuvem, que dá ao mundo o Salvador dos homens, é a Virgem de Nazaré, bendita e cheia de graça desde o primeiro momento da sua Imaculada Conceição”. ²
É neste mesmo monte que no século XII sob a proteção da Virgem Maria surge a Ordem dos Carmelitas, de vida contemplativa. Conta-nos a história que o Eremita de origem Inglesa, São Simão Stock (1165-1265), recebeu de Deus a graça de ser visitado pela Virgem Maria que veio em socorro de suas preces. São Simão Stock rezava incessantemente à Virgem Maria para que a Ordem Carmelita seguisse mesmo em meio a tantas perseguições. Um sinal de que Deus abençoava esta Ordem veio por meio da Virgem Maria, na noite de 15 para 16 de Julho de 1251. Designou-se a Santa Mãe de Deus aparecer a São Simão Stock em sua cela enquanto rezava. A Virgem lhes entregou o Escapulário símbolo da Ordem e lhes proferindo as seguintes palavras: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno". Assim as águas benditas da nuvem fizeram florescer esta Ordem e um símbolo de Devoção mariana, o Escapulário do Carmo.
Maria Santíssima como verdadeira discípula missionária (DA) vem sempre em socorro dos seus filhos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo. A mais antiga oração que se tem conhecimento direcionada à Mãe de Deus a “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção) nos alimenta de uma confiança inabalável na Virgem “Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades”, é nesta confiança que os filhos de Deus seguem colocando sob a proteção da Virgem suas Ordens, grupos, Cidades, Estados, Países... Na mulher que soube o que é dor humana refugiam-se os degredados filhos de Eva. Essa confiança filial é o caminho pelo qual Deus realiza a obra em meio ao seu povo. Foi assim na história de São Simão Stock e continua sendo assim na vida de cada cristão que se confia sob a proteção da Mãe de Deus.
“O templo da santa carmelita, reconhecido como o mais antigo de Roraima, e o único que os Beneditinos construíram na região, foi em realidade reconstruído na década de 1920. O templo ganhou novas dimensões e, até hoje, mantém suas características germânicas, cuja arquitetura mantém a singeleza e a suavidade dos Beneditinos. O tombamento veio em 1990 com o reconhecimento do seu valor histórico e artístico para cidade de Boa Vista. Nos anos de 2005 e 2007, a Igreja Matriz é mais uma vez reformada e enche de orgulho a população, sobretudo, os seus devotos”. ³
Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida
Bibliografia:
1. CONTEÚDO aberto. In: G1 Roraima – Em Roraima, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é símbolo de Fé e Devoção - Disponível em: < https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/confea/noticia/2019/10/21/em-roraima-igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-carmo-e-simbolo-de-fe-e-devocao.ghtml>. Acesso em: 15 mar 2021.
2. CONTEÚDO aberto. In: Especial Mariano – A Devoção a Nossa Senhora do Carmo - Disponível em: < https://especiais.cancaonova.com/especial-mariano/especial-mariano/devocao-mariana/artigos/devocao-nossa-senhora-carmo/>. Acesso em: 15 mar 2021.
3. CONTEÚDO aberto. In: G1 Roraima – Em Roraima, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é símbolo de Fé e Devoção - Disponível em: < https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/confea/noticia/2019/10/21/em-roraima-igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-carmo-e-simbolo-de-fe-e-devocao.ghtml>. Acesso em: 15 mar 2021.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.