Dúvidas Religiosas

Como o Papa eleito escolhe o seu nome?

Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Diác. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

20 JUL 2021 - 09H38

Reprodução: Vatican News Habemus Papam - Francisco (Reprodução: Vatican News)

Esta pergunta é muito interessante e nos remete a uma tradição antiga da Igreja, que tem sua base nas Sagradas Escrituras. Como se sabe, todo Papa eleito é considerado o sucessor do Apóstolo São Pedro, que tinha por nome Simão, mas o próprio Cristo muda seu nome.

Vejamos:

“Ele o conduziu a Jesus. Fitando-o, disse-lhe Jesus: ‘Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas’ (que quer dizer Pedra).” (Jo 1, 42)

Mais do que apenas uma troca de nome, o que existe por trás desta escolha é um contexto profundo e que possui íntima ligação com a forma que o Pontífice irá conduzir a Igreja nos anos de seu ministério.

O nome escolhido pelo Santo Padre é uma forma de mostrar ao mundo e aos fiéis da Igreja a linha pastoral de sua caminhada na Igreja como Pastor do rebanho de Cristo.

Leia MaisPapa Francisco: a alegria que nos contagia!João Paulo II, um pouco de seu pontificadoBento XVI destaca que o Papa é um só: "Francisco"Há relatos interessantes sobre o ano de 2013, ano da eleição do atual Pontífice. Dizem que, ao ser eleito, um cardeal brasileiro que é considerado seu amigo, Dom Claudio Hummes, aproximou-se dele e disse a seguinte frase: “Não se esqueça dos pobres...”. Esta pequena frase dita pelo Cardeal Hummes fez com que o atual Papa recordasse de São Francisco, grande santo que viveu a pobreza e buscou a paz.

O Sumo Pontífice portanto, escolhe o nome de Francisco. E nós Percebemos, então, o quanto este Papa busca aproximar a Igreja dos pobres e mais abandonados, e incessantemente promovendo a paz entre os povos.

Shutterstock
Shutterstock

Não foi diferente com os antecessores do Papa Francisco: cada pontificado traça uma linha pastoral para o seu ministério. Outro exemplo é a escolha do nome do Papa Emérito “Bento XVI”, que faz referência a São Bento, grande evangelizador da Europa.

Esta é uma das tradições que a Igreja possui em relação ao seu Pastor.

Que, inspirado pelo Papa Francisco, possa cada fiel da Igreja se fazer próximo dos pobres e abandonados, promovendo entre todos a paz para a humanidade. Rezemos portanto, pelo nosso Papa Francisco, para que persevere e tenha forças para conduzir a Igreja de Cristo!

Escrito por
Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Diác. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Diác. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R., da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.