Esta pergunta é muito interessante e nos remete a uma tradição antiga da Igreja, que tem sua base nas Sagradas Escrituras. Como se sabe, todo Papa eleito é considerado o sucessor do Apóstolo São Pedro, que tinha por nome Simão, mas o próprio Cristo muda seu nome.
Vejamos:
“Ele o conduziu a Jesus. Fitando-o, disse-lhe Jesus: ‘Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas’ (que quer dizer Pedra).” (Jo 1, 42)
Mais do que apenas uma troca de nome, o que existe por trás desta escolha é um contexto profundo e que possui íntima ligação com a forma que o Pontífice irá conduzir a Igreja nos anos de seu ministério.
| O nome escolhido pelo Santo Padre é uma forma de mostrar ao mundo e aos fiéis da Igreja a linha pastoral de sua caminhada na Igreja como Pastor do rebanho de Cristo. |
Leia MaisPapa Francisco: a alegria que nos contagia!João Paulo II, um pouco de seu pontificadoBento XVI destaca que o Papa é um só: "Francisco"Há relatos interessantes sobre o ano de 2013, ano da eleição do atual Pontífice. Dizem que, ao ser eleito, um cardeal brasileiro que é considerado seu amigo, Dom Claudio Hummes, aproximou-se dele e disse a seguinte frase: “Não se esqueça dos pobres...”. Esta pequena frase dita pelo Cardeal Hummes fez com que o atual Papa recordasse de São Francisco, grande santo que viveu a pobreza e buscou a paz.
O Sumo Pontífice portanto, escolhe o nome de Francisco. E nós Percebemos, então, o quanto este Papa busca aproximar a Igreja dos pobres e mais abandonados, e incessantemente promovendo a paz entre os povos.

Não foi diferente com os antecessores do Papa Francisco: cada pontificado traça uma linha pastoral para o seu ministério. Outro exemplo é a escolha do nome do Papa Emérito “Bento XVI”, que faz referência a São Bento, grande evangelizador da Europa.
Esta é uma das tradições que a Igreja possui em relação ao seu Pastor.
Que, inspirado pelo Papa Francisco, possa cada fiel da Igreja se fazer próximo dos pobres e abandonados, promovendo entre todos a paz para a humanidade. Rezemos portanto, pelo nosso Papa Francisco, para que persevere e tenha forças para conduzir a Igreja de Cristo!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.