Muitos católicos se perguntam: “Sou obrigado a pagar o dízimo?” .
A resposta está nos ensinamentos da Igreja e na própria Palavra de Deus. Te convido também a compreender sobre esse assunto no vídeo com o Diác. Pablo Vinícius, C.Ss.R.:
O Catecismo da Igreja Católica ensina, nos preceitos da Igreja, que no quinto preceito “aponta ainda aos fiéis a obrigação de prover, às necessidades materiais da Igreja consoante as possibilidades de cada um” (CIC. 2043). Isso significa contribuir de forma consciente e voluntária, além de não haver valor fixo nem uma taxa obrigatória.
O dízimo é um gesto livre e de gratidão a Deus, um compromisso com a missão da Igreja. Ao contribuir, o fiel participa da evangelização, da manutenção dos espaços sagrados e do sustento das ações pastorais e sociais.
No Antigo Testamento, o dízimo aparece como entrega de 10% dos bens (cf. Lv 27,30; Ml 3,10). No entanto, no Novo Testamento, o foco muda. Paulo escreve:
“Que cada um dê conforme decidiu em seu coração, não com tristeza ou por obrigação; pois ‘Deus ama a quem doa com alegria’”. (2Cor 9,7).
Dessa forma, entendemos que o mais importante é a generosidade, não a porcentagem. O coração generoso transforma o dízimo em um ato de fé e amor à sua comunidade.
A Pastoral do Dízimo tem a missão de evangelizar, motivar e prestar contas. Ela ajuda os fiéis a entenderem que o dízimo não é “pagar um valor”, mas uma forma de viver a comunhão com a Igreja.
Contribuir com o dízimo é assumir a responsabilidade de evangelizadores. Assim, a missão da Igreja depende da ajuda concreta dos fiéis!
:: Entenda o valor espiritual da contribuição do Dízimo
Fonte: Catecismo da Igreja Católica/Bíblia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.