A pergunta sobre se Nossa Senhora morreu desperta curiosidade entre fiéis do mundo todo. Em várias tradições orientais, a data é celebrada como a “Dormição de Maria”, ou seja, o momento em que a Mãe de Jesus concluiu sua missão na terra e foi acolhida por Deus. Já na Igreja Católica, a resposta está ligada à Solenidade da Assunção de Maria, festa celebrada todo dia 15 de agosto.
Segundo a Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (1950), o Papa Pio XII declarou como dogma que a Imaculada Virgem Maria, preservada de toda mancha do pecado original, ao término de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celeste. Ela foi coroada como Rainha do Universo, totalmente unida a Cristo, Senhor dos Senhores e vencedor do pecado e da morte.
Essa definição oficial não descreve Maria passando pela morte da forma como a entendemos, mas ensina que ela foi assumida por Deus de maneira única. Por isso, muitos teólogos explicam que não se pode afirmar com certeza se Maria morreu ou não.
O mais importante, no entanto, é o sentido dessa festa: a certeza de que alguém como nós já vive no céu e nos espera na eternidade.
A Assunção de Nossa Senhora nos convida a olhar para o alto e a lembrar a promessa de Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14,2). É um sinal de esperança para todo cristão, mostrando que o destino final não é a morte, mas a vida plena com Deus.
Ao celebrar essa verdade, a Igreja convida a rezar com devoção:
“Salve, Rainha dos céus, Senhora dos Anjos, raiz e porta de luz. Intercedei por nós, ó Maria.”
Que Maria Assunta nos inspire a caminhar com fé, certos de que Deus prepara para Seus filhos uma glória muito maior do que podemos imaginar.
:: Por que a Assunção de Maria também pode ser chamada de “Dormição”?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.