A Eucaristia é expressão do amor incondicional de Jesus por nós. Ele oferece da sua própria carne para nos alimentar em nossa caminhada e missão. Temos com a Eucaristia uma relação de profundo amor e respeito.
Na comunhão eucarística entramos em profunda união com Jesus, com sua vida e missão. Por isso, receber a Sagrada Eucaristia requer de nosso coração uma profunda atitude de fé e de acolhimento. Jesus não pode ser apenas um pão na boca, Ele tem que ser amor que chega ao nosso coração e transforma nossa vida. Receber a Eucaristia é entrar em profunda comunhão de amor com a vida de Jesus, para que Ele seja Vida em nossa vida.
:: A devoção dos santos e a Eucaristia
O momento da comunhão, dentro da Santa Missa, é essencialmente um momento oracional, momento de rezar a presença de Cristo em nossa vida, como na passagem dos discípulos de Emaús que ao reconhecerem Cristo no partir do Pão o Cristo desapareceu diante de seus olhos, pois agora, pelo olhar da fé, o Cristo é presença no coração de cada um que Nele acredita e que o acolhe com amor. Assim, o momento da comunhão deve ser vivido na grandeza da fé que nos faz acreditar que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue de Jesus e, nessa fé, acolher o Cristo como o Pão da Vida, o Pão que alimenta nossa vida e nos salva.
Durante a comunhão, por mais que se viva com respeito e amor este momento, pode acontecer situações que vão exigir calma, serenidade e profundo sentimento de fé para serem resolvidas, como por exemplo, quando no momento da comunhão a hóstia vier a cair no chão. Isso pode acontecer tanto das mãos do sacerdote ou do ministro que entrega, como do fiel que recebe.
Leia MaisNossa Senhora, a Mãe da EucaristiaA Eucaristia cura Maria e a EucaristiaQuando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão.
Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito. Então, se no momento de receber a comunhão, a hóstia cair no chão, tanto o fiel pode abaixar e pegar a hóstia e comungar, ou o ministro pegue a hóstia que pode ser colocada dentro de um sanguíneo para ser comungada depois pelo próprio ministro, ou dissolvida na água e colocada numa planta. Não seria interessante o ministro pegar e comungar a hóstia que caiu e continuar distribuindo a comunhão, pois o comungar pede sempre uma atitude de silêncio interior e oração.
Por isso, o fundamental no momento da comunhão é a atitude de fé de quem se coloca para receber o Corpo de Cristo no desejo de entrar em comunhão com a vida de Jesus, sabendo que comungar a vida do Cristo no altar é também se comprometer com sua missão. Pois Ele mesmo disse:
“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56).
:: Aproveite e leia a Bíblia Online no A12. É a Bíblia de Aparecida ao seu alcance!
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.