Na vivência cristã, muitas vezes somos apresentados a palavras que causam confusão. Os termos “graça, milagre, promessa e agradecimento” se misturam e não sabemos como nomear essas manifestações quando as pedimos ou recebemos.
Cada um, porém, possui um significado próprio dentro da fé. E por que é importante o católico saber? Compreender essas diferenças ajuda a viver a espiritualidade de forma madura e em comunhão com o ensinamento da Igreja.
A graça é sempre dom de Deus. O Catecismo da Igreja Católica (n. 1996) ensina que é “o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para respondermos ao seu chamado para nos tornarmos filhos de Deus, participantes da natureza divina e da vida eterna”. Quando alguém fala em “graça alcançada”, refere-se a esse socorro divino recebido em uma situação concreta. Pode ser a cura de uma doença, a conquista de um emprego ou até mesmo a força para enfrentar um sofrimento.
:: Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
O milagre é um sinal extraordinário da ação de Deus. Em um Angelus de 2024, Papa Francisco frisou que os fiéis devem saber reconhecer e usufruir todos os dias os milagres da graça de Deus. A Congregação para a Causa dos Santos, em seus documentos, explica que o milagre deve ser algo que ultrapassa as forças da natureza e confirma a presença divina na história humana. É por meio de milagres que são reconhecidos os atos de pessoas para se tornarem beatos e santos.
:: Santos e beatos estão no céu? Entenda a diferença
A promessa nasce da fé e da confiança do fiel. É o ato de oferecer algo a Deus ou a um santo em resposta a uma graça pedida, ou recebida. Pode ser uma oração, uma peregrinação ou um gesto concreto de caridade. O Papa Francisco alertava em suas homilias que a promessa não deve ser vista como uma troca comercial com Deus, mas como um caminho de amor e conversão.
:: Qual o significado das promessas?
O agradecimento é a atitude fundamental de quem reconhece que tudo vem de Deus. Na liturgia, a Eucaristia já significa ação de graças. O Papa Bento XVI falava que “o coração agradecido é aquele que sabe ver em cada coisa um presente de Deus”. Esse gesto pode ser pessoal, em oração silenciosa, ou comunitário, em testemunhos e celebrações.
:: Oração para agradecer pelo dia
Fonte: Vatican News/Catecismo da Igreja Católica
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.