Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 12 AGO 2019 - 16H21

Festa de Irmã Dulce é celebrada em Salvador (BA) com ardor especial

OSID
OSID


A programação da Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres entra em sua etapa final, nesta terça-feira, 13 de agosto, dia que será oficial à sua Festa Litúrgica após a Canonização, em 13 de outubro deste ano.

Leia MaisMissa celebra Irmã Dulce dos Pobres em Salvador (BA)Três coisas a aprender com Irmã DulceBem-aventurada Irmã Dulce: Conheça o milagreOs exemplos de irmã Dulce para uma vida de amor a Deus e ao próximoSantuário de Irmã Dulce dos Pobres: A doçura do Anjo Bom da BahiaIrmã Dulce deixou obra que faz 4 milhões de atendimentos ambulatoriais Conheça o milagre da beatificação da Bem-Aventurada Irmã DulceApós extensa programação, desde o sábado, (10), peregrinos de diversas localidade dos Brasil poderão celebrar o ponto alto da agenda de homenagens. Segundo informações da Assessoria de Imprensa das Obras sociais Irmã Dulce (OSID) e da Arquidiocese de Salvador (BA), a Missa Solene será às 9h, no Santuário da religiosa e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Aguardada com bastante expectativa por milhares de devotos e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce, a celebração vai contar também com as presenças do miraculado Maurício Moreira, da cantora Margareth Menezes e do músico Waldonys.

“Nesse momento em que vivenciamos um tempo de graça pela festa dedicada a Irmã Dulce, somos todos chamados a viver essa grande vocação. Que nós possamos seguir o exemplo da Mãe dos Pobres praticando a solidariedade, a caridade, a doação e o amor ao próximo”, declarou o reitor do Santuário do Anjo Bom, frei Giovanni Messias.

.:: 'Doce luz': Lançado Hino à canonização de Ir. Dulce

O 13 de agosto

Sara Gomes
Sara Gomes
Miraculado por Irmã Dulce voltou a enxergar após quatro anos de cegueira


Por ocasião de sua beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (SE). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento em que vivia em Salvador (BA), após a autorização de sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa marca as raízes da criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

Canonização

OSID
OSID


O Papa Francisco promulgou, no dia 13 de maio de 2019, o decreto que reconhece o segundo milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce
, cumprindo-se assim a última etapa do processo de Canonização da beata baiana. A cerimônia de Canonização de Irmã Dulce acontecerá no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, às 10h (horário local), presidida pelo Papa Francisco. Oficialmente, ela passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto.

A freira, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, se tornará a primeira santa brasileira e a sua canonização será a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas da santificação do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.