O diálogo entre o Brasil e a Santa Sé ao longo de dois séculos é o tema central do livro “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé”, lançado em Roma para as comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre o Estado brasileiro e a Sede da Igreja Católica, estabelecidas em 23 de janeiro de 1826.
Organizado pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o livro apresenta uma ampla cronologia fotográfica. O material foi construído a partir de pesquisa histórica criteriosa com documentos, imagens e textos que ajudam a compreender a continuidade e a evolução desse vínculo institucional.
O nome do livro faz referência ao Papa Leão XII, que recebeu as cartas credenciais de Monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, enviado a Roma pelo Imperador Dom Pedro I, para efetuar gestões em favor do reconhecimento da independência, que havia sido proclamada em 1822.
E também ao atual sucessor de Pedro, Papa Leão XIV, que celebra junto a igreja do Brasil os 200 anos das relações diplomáticas que seguem bem sucedidas.
add_box Como teve início as relações diplomáticas do Brasil e Santa Sé?
Editado pelo Instituto Redemptor, o livro é bilíngue, com textos em português e italiano. O prefácio é assinado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, figura-chave da diplomacia vaticana contemporânea.
A obra conta ainda com contribuições de autores convidados. Entre eles está a jornalista Ilze Scamparini, conhecida por sua cobertura do Vaticano. A fotografia de capa é de Ricardo Stuckert, fotógrafo reconhecido por registros de eventos históricos e institucionais.
Como anexo, o livro traz o texto integral do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, firmado em 2008. O documento estabelece bases jurídicas para a cooperação entre as duas partes no contexto atual e representa um marco nas relações bilaterais.
Dom Orani foi em Roma durante as celebrações e em uma audiência, mostrou a obra para o Papa Leão XIV:
add_box Relembre a missa realizada no Vaticano que celebrou Bicentenário das relações Brasil–Santa Sé
Fonte: Vatican News/CNBB/@arqrio
CNBB abre cadastro para dioceses que formam seminaristas
A CNBB abriu o cadastro do Projeto Comunhão e Partilha, que apoia a formação de seminaristas e padres em dioceses com menor renda até fevereiro de 2026.
Conheça o Padre que salvou Judeus na 2ª Guerra Mundial
Um Padre desafiou os nazistas, protegeu judeus, respeitou sua fé e entrou para a lista dos Justos entre as Nações. Uma história real e pouco conhecida.
Como viver a Igreja em saída missionária?
Igreja em saída exige conversão sinodal e missão além dos muros. É um caminho desafiador, mas é necessário na busca pela unidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.