Por Redação A12 # Em Evangelhos Atualizada em 21 JUN 2018 - 14H26

Evangelho em Libras | Solenidade Natividade de São João Batista – Ano B


Reflexão: Padre Luiz Camilo Jr - C.Ss.R
Intérprete: Magali de Castro Faria


(Lc 1,57-66.80)
Leia MaisEvangelho em Libras | 11º Domingo do Tempo Comum – Ano BCompletou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “não! Ele vai chamar-se João”.
Os outros disseram: “não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 
Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “o que virá a ser este menino?” De fato, a mão do senhor estava com ele. 
E o menino crescia e se fortalecia em Espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão
São João Batista é o único santo cuja natividade é celebrada como solenidade. Todos os demais santos são celebrados na memória do dia de sua morte. Celebrar o nascimento de São João Batista é celebrar a vida daquele que foi escolhido desde o ventre materno para uma missão muito especial: a missão de preparar os caminhos para a chegada do Salvador. O nome João significa: “Deus é misericórdia – Deus concede a graça”. O Evangelho desta solenidade diz que os vizinhos e os parentes de Zacarias e Isabel ouviram dizer que Deus tinha sido misericordioso com eles. Isabel, pelo fato de já estar com idade avançada e não ter tido ainda filhos era discriminada. Zacarias e Isabel eram pessoas marginalizadas, razão pela qual viviam na região montanhosa, único lugar que restava para os pobres viverem. Por isso, o nascimento de João Batista vem para transformar não só a vida de Zacarias e Isabel, mas a vida de todos os pequenos e excluídos, pois seu nascimento revela a bondade de Deus em favor dos pobres. Por isso São João Batista é celebrado com tanta alegria pelo povo. É um dos santos juninos mais festejados popularmente com grande manifestação de alegria dos pobres, que veem no seu nascimento um sinal de esperança, dos humildes que se alegram por confiarem na misericórdia de Deus. Por isso, que possamos nos alegrar com o nascimento de São João Batista porque ele revela a misericórdia de Deus e nos ensina a acolher Jesus pelo caminho da conversão, da mudança de vida.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12 #, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.