Se você está nos acompanhando aqui no portal, provavelmente já viu conteúdos da série especial sobre o Credo Niceno-Constantinopolitano.
No próximo dia 20, a Igreja celebra os 1700 anos da abertura do Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, ocorrido no ano 325.
Leia Mais1700 anos do Credo Niceno: Cristo subiu aos céus1700 anos do Credo Niceno: ressuscitou ao terceiro dia 1700 anos do Credo Niceno: Jesus foi crucificado sob Pôncio Pilatos1700 anos do Credo Niceno: o Verbo se fez carneEsse marco nos convida a refletir sobre a oração do Credo Niceno-Constantinopolitano, que proclama nossa fé nos mistérios da Santíssima Trindade, de modo mais profundo e detalhado.
Muitas vezes, estamos mais acostumados a rezar o Credo Apostólico, uma versão mais breve dessa profissão de fé. Mas você sabe quando usamos o Credo Niceno na liturgia e qual é a diferença entre os dois?
Na Missa, o momento da liturgia em que a assembleia reza o Credo é logo após a homilia. Todos se colocam de pé para proclamar a fé, especialmente nas Missas dominicais e nas solenidades.
A principal diferença entre o Credo Apostólico e o Credo Niceno-Constantinopolitano está na extensão e na precisão teológica, sobretudo no que diz respeito à pessoa de Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

O documento pontifício "Redemptionis Sacramentum", n. 69, afirma:
“Na santa Missa e em outras celebrações da sagrada Liturgia, não se admita um ‘Credo’ ou profissão de fé que não se encontre nos livros litúrgicos devidamente aprovados.”
🙏 Quais são os Credos aprovados?
Credo Apostólico
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Credo Niceno-Constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai [e do Filho]; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
📖 Em uso litúrgico:
::. Por que rezamos o Credo durante a Santa Missa?
Fonte: Vatican.va
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.