Na segunda Audiência Geral de 2023, o Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (11) na Sala Paulo VI no Vaticano, iniciou uma nova etapa dos seus ensinamentos dedicados principalmente sobre a paixão pela evangelização, ou seja, o zelo apostólico, tema urgente e decisivo para a Igreja nos dias atuais.
"Ser missionário, ser apostólico, evangelizar não é o mesmo que fazer proselitismo, não tem nada a ver uma coisa com a outra. É uma dimensão vital para a Igreja", enfatizou o Santo Padre no início da sua catequese.
Leia MaisNo Batismo do Senhor, Papa batiza filhos de funcionários da Santa SéPapa nos orienta a encontrar Deus na pequenezOutro ponto abordado na Audiência Geral é que o Espírito Santo modela a Igreja em saída para que não fique fechada em si mesma, e que seja extrovertida, testemunha contagiosa de Jesus, destinada a irradiar a sua luz até aos extremos confins da Terra.
"Contudo, pode acontecer que o ardor apostólico, o desejo de alcançar os outros com o bom anúncio do Evangelho, diminua. Quando a vida cristã perde de vista o horizonte do anúncio, adoece: fecha-se em si mesma, atrofia-se. Sem zelo apostólico, a fé desanima. Ao contrário, a missão é o oxigênio da vida cristã: a tonifica e a purifica", disse o Papa.

O início da paixão por evangelizar passa pelo Coração de Jesus
Francisco relfetiu o Evangelho onde Jesus se encontra com Mateus e o chama para segui-Lo (Mt 9,9-13) , mostrando que Cristo não se limita aos adjetivos, Jesus sempre procura o substantivo.
O objetivo destas catequeses neste ano será, portanto, “reacender o fogo que o Espírito Santo quer sempre arder em nós” e o primeiro diz respeito a um episódio relatado pelo Evangelho: a chamada do apóstolo Mateus. Jesus, conta o próprio Mateus, vê naquele publicano, desprezado por todos porque é considerado um “colaborador, traidor do povo”, um homem. Francisco sublinha que "vê", ou seja, o olhar de amor de Jesus que se aproxima daquele pecador.
"E enquanto entre Mateus e o seu povo há distância, Jesus aproxima-se dele, porque cada homem é amado por Deus. Este olhar de Jesus que é belíssimo, que vê o outro, quem quer que seja, como destinatário de amor, é o início da paixão evangelizadora. Tudo começa a partir deste olhar, que aprendemos com Jesus", disse o Papa.
A Igreja cresce por atração
O Santo Padre finalizou a catequese recordando Bento XVI que dizia a propósito: "A Igreja não faz proselitismo. Ao contrário, ela desenvolve-se por atração".
E contou que num hospital da Argentina chegou um grupo de religiosas coreanas que não sabia uma palavra de espanhol, mas logo os doentes se sentiram amados porque com seus gestos e olhares tinham comunicado Jesus. "Esta é a atração, contrária ao proselitismo", concluiu o Papa, afirmando que "este testemunho atraente e jubiloso é a meta para a qual Jesus nos conduz com o seu olhar de amor e com o movimento em saída que o seu Espírito suscita no nosso coração".
Assista na íntegra a Audiência Geral desta quarta-feira (11)
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.