Santo Padre

Igreja não pode errar na fé, afirma Papa

Leão XIV destaca o papel dos batizados e fala sobre fé, unidade e missão da Igreja em nova catequese. Entenda os pontos centrais.

Escrito por Redação A12

18 MAR 2026 - 08H34

Vatican Media

Na Audiência Geral desta quarta-feira (18), o Papa Leão XIV aprofundou a reflexão sobre a Igreja como Povo de Deus. A catequese segue o ciclo dedicado aos textos do Concílio Vaticano II, com foco no capítulo II da constituição Lumen Gentium.

O Pontífice destacou que, pela nova e eterna Aliança, Cristo forma seus discípulos como “sacerdócio real”. Assim, todos participam de sua missão profética. Essa dignidade nasce no Batismo e permite aos fiéis adorar a Deus “em espírito e em verdade”, além de testemunhar a fé vivida na Igreja.

O exercício do sacerdócio real manifesta-se de muitas formas, todas elas voltadas para a nossa santificação, principalmente pela participação na oferta da Eucaristia. Através da oração, do ascetismo e da caridade ativa, assistimos, assim, a uma vida renovada pela graça de Deus.”

Sensus fidei e unidade da Igreja

O Papa também explicou o chamado sensus fidei, o sentido sobrenatural da fé presente em todo o povo cristão. Esse dom do Espírito Santo permite reconhecer a verdade do Evangelho e permanecer fiel à revelação ao longo da história.

Segundo o Pontífice, esse dom não atua de forma isolada, mas se manifesta na comunhão dos fiéis, unidos aos pastores. É nesse contexto que se compreende o ensinamento sobre a infalibilidade da Igreja.

A Igreja, portanto, enquanto comunhão dos fiéis, que inclui obviamente os pastores, não pode errar na fé: o órgão dessa propriedade, fundada na unção do Espírito Santo, é o senso sobrenatural da fé de todo o povo de Deus, que se manifesta no consenso dos fiéis. Dessa unidade, que o Magistério eclesial salvaguarda, resulta que cada batizado é um sujeito ativo da evangelização, chamado a dar um testemunho coerente de Cristo, segundo o dom profético que o Senhor infunde em toda a sua Igreja.”

add_box  O Batismo do Senhor e a nossa missão diária como cristãos

Vatican Media Vatican Media

Batizados são protagonistas da missão

Leão XIV reforçou que todos os cristãos têm papel ativo na evangelização. Cada fiel contribui conforme os dons recebidos do Espírito Santo. Esses carismas sustentam a renovação e a construção da Igreja ao longo da história.

O Papa citou ainda a importância da vida consagrada e das associações eclesiais. Para ele, essas realidades tornam visível a ação da graça e a fecundidade espiritual do Povo de Deus.

“Despertemos em nós a consciência e a gratidão por termos recebido o dom de fazer parte do povo de Deus; e também a responsabilidade que isso acarreta”.

Apelo pela paz no Oriente Médio

Durante as saudações, o Pontífice voltou a pedir paz, com atenção especial ao Oriente Médio. Ele mencionou o sofrimento causado pela guerra e incentivou os cristãos a promoverem reconciliação.

"Saúdo os fiéis de língua árabe, em particular aqueles provenientes do Oriente Médio. O cristão é chamado a ser instrumento de paz, amor e reconciliação, para que a verdadeira paz possa prevalecer entre todos os povos. Que o Senhor abençoe a todos vocês e os proteja sempre de todo mal!”

add_box  CNBB propõe oração pela paz no dia de São José

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...