Santo Padre

Observatório astronômico do Papa reabre ao público

Entre as curiosidades expostas, amostras de rochas lunares e meteoritos, textos raros e obras de arte sobre o tema

Escrito por Redação A12

27 JUL 2023 - 11H46 (Atualizada em 27 JUL 2023 - 12H44)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisJMJ: Papa conversa com os jovensVeja as fotos: 10 anos da visita do Papa Francisco ao Santuário NacionalO Observatório do Vaticano ou Specola Vaticana, um dos mais antigos e ativos observatórios astronômicos do mundo, será reaberto ao público a partir do próximo dia 3 de agosto.

O local estará disponível para receber visitantes e turistas, graças a uma renovada e rica proposta de visitas guiadas, em colaboração com os Museus Vaticanos.

Os ambientes das Vilas Pontifícias ou antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo já haviam aberto suas portas para as visitas nos Jardins e na Residência Apostólica.

Hoje, seus ambientes tornam-se ainda mais acessíveis ao público, estendendo os roteiros de visitas guiadas também ao “Centro de Visitantes do Observatório Astronômico do Vaticano”, com suas sugestivas Cúpulas de Barberini, sede dos históricos e ainda ativos telescópios “Carte du Ciel e Schmidt”.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Durante as visitas guiadas,
peritos em astronomia, selecionados e treinados por estudiosos do Observatório do Vaticano, acompanharão os visitantes, com explicações detalhadas dos instrumentos astronômicos, antigos e modernos, textos raros, rochas lunares, obras de arte temáticas e alguns exemplares preciosos de meteoritos.

Os visitantes poderão apreciar nas paredes numerosas gigantografias, que testemunham a passagem dos Papas em vista ao Observatório.

É de grande interesse a fotografia tirada em 20 de julho de 1969, que registrou o Papa Paulo VI observando a Lua do telescópio, algumas horas antes do pouso da Apollo 11.

Outra foto recorda a mensagem e a bênção que o Papa transmite aos astronautas; outra refere-se à visita do Papa Bento XVI, que, com um lenço branco, segura um meteorito Nakhla, nome da localidade egípcia onde se encontrava o objeto, em 1911, que dizem ser proveniente de Marte.

O ponto alto da visita guiada nos ambientes do Observatório do vaticano são os telescópios históricos, instalados nas duas majestosas Cúpulas giratórias de Barberini, que ainda hoje podem ser abertas para "se observar as estrelas".

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...